5 benefícios irrecusáveis da abobrinha para a saúde, confira

Salvador, 19 de maio de 2022, por Pedro Lucas – Abobrinha é um delicioso alimento que está presente em muitos pratos na mesa brasileira, sendo consumida em lasanhas, macarrões e outras receitas. Ela é rica em fibras, carotenoides, vitamina E, A, C e minerais como selênio, cálcio, zinco, cobre e manganês, além de possuir poucas calorias.

Continua depois da publicidade

Tem, a princípio, sua origem na américa e em países como o Peru e os Estados Unidos. Sendo um alimento muito nutritivo em uma dieta equilibrada, e pode, até mesmo, garantir melhor saúde e bem-estar. Por isso, confira tudo sobre a abobrinha e seus benefícios.

Continua depois da publicidade

Veja, também: 5 motivos para tomar suco de abobrinha com mais frequência; benefícios e como fazer

Abobrinha (Reprodução: pexels)

Abobrinha é legume ou fruta?

Primeiramente, muitos possuem essa dúvida com diversos alimentos. O conceito na botânica, é explicado a partir de que, os frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. Sendo, dessa forma, a abobrinha uma hortaliça e seu fruto a parte comestível. Assim, botanicamente, ela é um fruto.

Continua depois da publicidade

Também, confira: Os poderes medicinais do chá de hortelã: benefícios e como preparar a bebida

Quais são os benefícios da abobrinha?

De acordo com UOL, em artigo de Samantha Cerquetani, de 26 de abril de 2019, a abobrinha traz muita melhora para o seu bem-estar, assim, afastando o risco de certas doenças e empecilhos à sua saúde. Separamos, então, uma lista com algumas propriedades que você não pode deixar de fora dos seus cuidados com a saúde.

1. Contribui para a digestão

Com um alimento rico em água como esse, você não terá problemas na formação do bolo fecal. Isso porque, essa característica melhora a consistência de suas fezes. Suas fibras, irão ajudar também na passagem do alimento pelo intestino e a produzir bactérias benéficas que irão nutrir as células do órgão. Ademais, a abobrinha é ótima para os diversos problemas do estômago como: má digestão, gastrite e prisão de ventre.

2. Ótima para ajudar quem tem diabetes

Suas fibras ajudam também a controlar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Assim, é uma ótima substituta dos carboidratos que possuem muito açúcar, como o pão. Ademais, suas vitaminas do complexo B, ajudam a metabolizar a glicose presente no organismo.

3. Auxilia na perda de peso

Quando posta em constante na dieta, acaba sendo um ótimo aliado para a perda de peso. Seu excesso de água e fibra em sua composição ajudam para a saciedade da fome, dessa forma, contribuindo para diminuir a ingestão de alimentos. Ademais, possui baixas calorias, sendo assim, excelente opção de comida em dietas em que precisa-se de baixo consumo calórico.

4. Fortalecimento dos ossos

Por possuir um pouco de cálcio em sua composição, o alimento provê para o corpo essa substância que é de extrema importância para a regulação dos ossos. Ademais, a abobrinha ajuda nas estéticas da pele e dos cabelos, fortalecendo também as unhas pela ação do cálcio com o silício, presentes nas propriedades da fruta.

5. Ótima para a melhora da visão

Por último, a abobrinha, com propriedades a partir do betacaroteno, irá efetivar a regulação e melhora da visão. Também, possui benefícios dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que irão se concentrar na retina. Sendo assim, essa ação oxidante protegerá os olhos de alguns problemas, evitando as principais doenças da visão, principalmente as de idade avançada, como a catarata.

Esses foram alguns dos benefícios presentes na abobrinha. Ademais, é raro pessoas possuírem alergia ou outras contra indicações à abobrinha. Gostou? Aproveite agora todo o potencial desse alimento com a ajuda do Agro Notícias.

Ademais, veja: Como armazenar hortelã para que não escureça tão rápido, confira

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria