7 benefícios da farinha de berinjela que você gostaria de ter visto antes; confira

Montes Claros, 01 de maio de 2022, por Eliel Meireles – A berinjela é um vegetal versátil, que oferece diversas opções de consumo. Assim, seja assada, refogada ou frita, ela beneficia o organismo em diversos aspectos. Porém, também é possível consumir a farinha de berinjela, e da mesma forma, aproveitar todos os seus benefícios.


Continua depois da publicidade



O vegetal possui nome científico de Solanum melongena e é originário da Índia. Além disso, é rico em fibras, antioxidantes e vitaminas, tudo isso com um baixo teor calórico. Desse modo, mostraremos que além de todas as formas já conhecidas, a farinha de berinjela é uma excelente alternativa para se incluir na alimentação diária.

Saiba mais: Para que serve a centella asiática? Veja o que suas propriedades podem fazer com o seu corpo e aprenda consumir

Quais são os benefícios da farinha de berinjela?

A farinha de berinjela é prática e fácil de se consumir. Entretanto, ela possui baixa quantidade de carboidratos, sendo um ótimo ingrediente para se incluir em dietas para perda de peso, por exemplo. Sendo assim, o  Casa & Agro mostra os 7 principais benefícios da farinha feita a partir da berinjela.

7 benefícios da farinha de berinjela que você gostaria de ter visto antes (Reprodução Canva Pro)

1.Fortalece os ossos

A berinjela é rica em diversos minerais como o ferro, cálcio, o zinco e o potássio. Nesse caso, eles atuam no organismo e garantem o bem-estar e a saúde dos ossos e dentes. Do mesmo modo, o potássio e o cálcio previnem contra as cãibras e consequentemente, melhora o desempenho em atividades físicas.

2.Auxilia na redução do colesterol

A farinha de berinjela é rica em fibras alimentares. Dessa forma, é uma aliada na redução dos níveis de colesterol LDL no sangue, assim como, por ser livre de gorduras saturadas, também auxilia no melhor funcionamento do músculo cardíaco.

3.Reduz o índice glicêmico

Por possuir pouca quantidade de carboidratos e ser boa fonte de fibras, a berinjela é uma poderosa aliada no combate aos altos índices glicêmicos. Nesse sentido, torna a liberação de glicose mais lenta no sangue.

Veja também: Sucos de verduras com legumes são fontes de saúde: veja 5 opções saborosas para incluir na dieta

4.Farinha de berinjela emagrece?

A farinha feita a partir do vegetal ajuda pessoas que precisam reduzir o seu peso. Aliás, isso também acontece devido à presença de fibras alimentares, além de substâncias detox, baixo índice calórico e muita água em sua composição. Assim, as fibras melhoram a digestão e promovem maior saciedade.

5.Alto teor de antioxidantes

O alto teor de antioxidantes presentes na farinha da berinjela auxilia na saúde da pele e do sistema imunológico. Aliás, antioxidantes como a antocianina, auxilia na prevenção ao envelhecimento precoce, além de possuir ação anti-inflamatória, o que favorece a saúde do coração e do cérebro.

6.Melhora o funcionamento do intestino

Segundo o site Viva Bem do Uol, em matéria de 16 de março de 2019, da colaboradora Samantha Cerquetani, as fibras e o grande percentual de água presentes na composição da berinjela estimulam o intestino e favorecem a formação das fezes sem ressecá-las. Contudo, contribui para que a microbiota intestinal esteja sempre em um estado favorável.

7.Previne o câncer

O vegetal possui uma enzima chamada tripsina, uma substância capaz de combater as células cancerígenas. Acima de tudo, a berinjela possui diversos agentes antioxidantes que reduzem os riscos dos radicais livres agirem nas células.

Farinha de berinjela: como usar

Para consumir a farinha de berinjela, adicione em iogurtes, sucos, sopas ou até mesmo em saladas. De igual modo, também é possível incluir a farinha em dietas de baixa caloria, bem como no preparo de pães, bolos, biscoitos e panquecas.

Você também pode gostar: Chá de gengibre é bom pra gripe? Descubra o que essa bebida pode fazer em seu organismo










Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria