Dieta para a longevidade não segue os padrões de um americano

Os hábitos cultivados diariamente vão dizer se a pessoa será capaz de viver com qualidade por muito tempo. O fator primordial da lista para se manter saudável é a dieta.

No livro novo de Dan Buettner, The Blue Zones American Kitchen: 100 Recipes to live to 100, o autor explica como funciona a dieta em diversas regiões do mundo. Ele identificou: “as áreas de vida mais longa do mundo (zonas azuis) e estudou os padrões e estilos de vida que parecem explicar a longevidade de suas populações”.

Leia mais: Este é o alimento que você imediatamente precisa evitar quando está de dieta

Para o autor, as zonas azuis são identificadas como as populações que apresentam maior qualidade de vida até os 100 anos de idade e as expectativas de vida durante a meia-idade.

Fazem parte desses grupos azuis, entre todo o mundo, a Itália, o Japão, a Grécia e a Costa Rica, bem como uma comunidade evangélica adventista do sétimo dia no Estado da Califórnia, no Estados Unidos.

O autor mencionou a diferença dessas pessoas pertencentes à zona azul: “As pessoas nas zonas azuis vivem até uma década a mais do que os americanos médios e gastam uma fração do que a maioria de nós gasta com assistência médica”.

Ainda assim, é preciso considerar a possibilidade de outros fatores, pois essas zonas apresentadas possuem, por exemplo, espaços em que as pessoas podem fazer caminhadas diariamente e há uma possibilidade de estresse menor comparado aos americanos. A comparação com os americanos surge de diversos estudos que apontam a má alimentação das pessoas que vivem na América e que são influenciadas por diversas maneiras para que os hábitos saudáveis alimentares não sejam cultivados.

Após essas análises em mais de 150 pesquisas, foram capturados “os hábitos alimentares diários das pessoas nas zonas azuis nos últimos 80 anos”. De acordo com a pesquisa, estes são os alimentos que estão na dieta de pessoas saudáveis.

Os cinco pilares de uma dieta de longevidade

Buettner chegou à seguinte descoberta: cerca de 65% da alimentação em zonas rurais são de carboidratos e, basicamente, estes são os cinco pilares que se apresentam em dietas saudáveis:

  1. Verduras;
  2. Grãos de milho, arroz e aveia (carboidratos);
  3. Batatas, inhames;
  4. Feijão;
  5. Nozes.

Receitas para uma dieta saudável

Suco detox

O suco detox é uma combinação de verdura, frutas e água que pode fazer parte da sua rotina de hábitos saudáveis:

  • 1 folha de couve;
  • 1 rodela de abacaxi;
  • 1/2 copo de água (cerca de 100ml);
  • 4 folhas de hortelã.

Acrescente tudo no liquidificador, bata até que que vire um suco e estará pronto para o consumo, não é necessário cuar.

Omelete saudável

Uma receita prática que pode fazer parte de um simples lanche ou como proteína do almoço e do jantar:

  • 2 ovos;
  • 1/2 tomate;
  • 1/2 pimentão;
  • Salsinha a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 fio de azeite ou 1/2 colher de manteiga;
  • 1/2 cebola pequena;
  • Metade de uma folha de couve.

Pique em pequenos pedaços a folha de couve, o tomate, o pimentão, a salsinha e reserve. Depois, bata os ovos em um recipiente e acrescente o sal. Separe uma frigideira que possa fritar o omelete e acrescente o fio de azeite ou a manteiga. Depois, acrescente ao recipiente do ovo todos os ingredientes cortados e mexa novamente. Para finalizar, coloque a mistura na frigideira, em fogo baixo, tampe a panela até que o ovo esteja completamente frito.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria