A verdade sobre os chás ‘emagrecedores’

Quando o assunto é dieta, muitas opções estão disponíveis para auxiliar na perda de peso. E consumir chás emagrecedores ou detox é uma tendência antiga, que perdura entre celebridades. Mas isso realmente funciona? 

+ Especialistas alertam sobre os riscos das dietas líquidas ‘detox’

+ 12 bebidas que estimulam o cérebro

No geral, chás são saudáveis, especialmente os de ervas, como o chá verde — que comprovadamente ajuda na perda de peso através das catequinas, que aumentam a quantidade de gordura queimada durante exercícios físicos. No entanto, não existem estudos clínicos que comprovem que os chás de desintoxicação (ou chás detox) são uma boa ferramenta para perda de peso.

A maioria dos chás detox é comercializada com instruções de dietas e treinos durante o período de “limpeza” (ou desintoxicação), que pode ser de uma semana ou mais. Geralmente, essas instruções recomendam uma alimentação saudável ou pouca ou nenhuma alimentação sólida, além de uma rotina intensa de exercícios físicos durante o período — sob a premissa de “expelir toxinas do corpo”. 

Portanto, pouca (ou nenhuma) alimentação somada a treinos intensos podem resultar em uma perda de peso significativa — que não necessariamente é resultado dos chás, e sim da redução de calorias e do aumento do gasto calórico.

Ao “Express.co.uk”, de onde são as informações, a nutricionista Lily Soutter alerta para os cuidados necessários ao adotar este tipo de dieta: “Chás para perda de peso e ‘barriga chapada’ foram altamente endossados ​​por celebridades e se tornaram uma febre”, afirma. “Esta gama de chás de ervas garante aumentar o metabolismo, limpar o trato digestivo e reduzir o inchaço. Além disso, muitas dessas empresas confiam em influenciadoras para passar a mensagem de que o chá deixará você com uma barriga lisa como a delas.”

Lily revela que a maioria dos chás contém um ingrediente chamado sene, que pode levar a outros problemas graves de saúde. “Além de não haver evidências conclusivas para apoiar as alegações [de que os chás trazem saúde], um ingrediente comum chamado sene é usado nos chás e atua como um laxante”, alertou a especialista.


Saiba mais

+ BBB22: ‘Eles tentam me vestir’, reclama Maria sobre produção do programa
+ Idosa de 88 anos morre após ser arrancada de carro em movimento durante assalto

+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado

+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua


Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria