Abusou no Carnaval? Confira dicas para amenizar os exageros

O Carnaval é tradicionalmente uma das festas populares mais esperadas pelos brasileiros, afinal os dias (e noites) de folia são regados a muita bebida alcoólica. E quem exagerou, seja nos drinks ou nos pratos calóricos, a melhor alternativa é aproveitar o pós-Carnaval para uma dieta de desintoxicação – a famosa dieta detox.

Para limpar o organismo, o ideal é consumir sucos que costumam misturar frutas, verduras, sementes e algum ingrediente considerado termogênico, como a pimenta, gengibre ou canela, entre outros. O cardápio pode variar com o consumo de smoothies, chás, shots, caldos e sopas.

Embora possa ajudar a perder alguns quilos, o médico Rick Henriksen, da Universidade de Utah Health, nos Estados Unidos, alerta que a dieta detox é eficaz a curto prazo. “Fazer uma limpeza pode ajudar por uma semana ou duas, mas não estabelecerá hábitos saudáveis ​​a longo prazo”, diz.

Segundo o especialista, o problema é que a pessoa pode perder massa muscular magra. “A perda de peso também será, em grande parte, o peso da água. A pessoa pode perder peso, mas não está necessariamente melhorando sua composição corporal”, alerta.

Quem concorda é a nutricionista Irene Coutinho de Macedo, conselheira do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região – São Paulo e Mato Grosso do Sul. “De fato essas bebidas possuem baixa densidade calórica e ajudam a reduzir a retenção de líquidos, fatores que podem ser associados à redução de peso. No entanto, vale lembrar que, sozinho, nenhum alimento é capaz de emagrecer ninguém”, afirma.

Segundo ela, a dieta detox precisa ser aliada a uma dieta equilibrada e planejada. “Um problema comum é que as pessoas trocam refeições completas por sucos detox. Mas, quando substituem uma refeição completa, os sucos detox podem apresentar um menor valor calórico e promover a perda de peso e momentânea sensação de bem-estar. Porém, assim como outras dietas restritivas, não pode ser consumida por um longo período de tempo, podendo trazer danos para a saúde”, explica a nutricionista.

A empresária Camila Miglhorini, da rede Mr. Fit, lembra que a água é uma grande aliada no processo de desintoxicação. “Tome pelo menos 2 litros de água ao dia. Além disso, antes de tomar o café da manhã, tome um copo de água com meio limão em jejum”, diz. Outra dica é não pular nenhuma refeição. “Tomar o café da manhã, almoçar e jantar, além de fazer dois lanches saudáveis, é importante para manter nossa saúde”, afirma.

A especialista em nutrição Gabi Lodewijks elaborou uma receita natural, a base de beterraba e abacaxi, que traz diversos benefícios ao corpo, ajudando inclusive a fortalecer o sistema imunológico e combatendo outras doenças.

“Unimos nesta receita a beterraba, que é ótima para combater anemia, além de ajudar a melhorar o rendimento nos treinos e a fortalecer o sistema imune, com o abacaxi, que é um poderoso antioxidante, diurético, digestivo, rico em vitamina C e que também fortalece o sistema imunológico. Tanto a beterraba quanto o abacaxi são ótimos para a recuperação pós-atividade física. Então pode ser um ótimo pós-treino, tendo em vista que a beterraba ajuda na recuperação muscular”, diz.

Suco de beterraba e abacaxi

  • 1 colher (sopa) de beterraba picada
  • 1 colher (sopa) de abacaxi
  • 1 punhado de hortelã

Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos e está pronto. Rende um copo americano (250ml). O ideal é consumir na hora. 

 Fonte: Gabi Lodewijks, especialista em nutrição

Smoothie termogênico

  • 1 banana congelada
  • ¼ de xícara (chá) de aveia
  • 1 colher de café solúvel
  • ½ xícara de leite de amêndoa ou coco
  • ½ xícara de gelo
  • 1 pitada de canela em pó (a gosto)

Bata todos os ingredientes no liquidificador até alcançar uma textura homogênea. Beber após o preparo.

Fonte: Mariane De Chiara / Clínica Chiquetá

Caldo Verde Detox

  • 300g de mandioquinha picada
  • 500ml de chá verde preparado (preparo do chá utilizar apenas 1 colher de sopa cheia)
  • 1 litro de água
  • 5g de sal (½ colher de sopa rasa)

Modo de preparo do chá verde:

Ferva 500ml de água e adicione 1 colher (sopa cheia) da mistura da erva. Após a diluição, coe e reserve.

Cozinhe a mandioquinha em 1 litro de água. No processador, adicione o chá verde junto da mandioquinha até formar a mistura homogênea do caldo.

Fonte: Camila Miglhorini / Mr. Fit

Suco amigo do intestino

  • ½ mamão
  • 2 ameixas pretas
  • 1 copo (200ml) de leite desnatado
  • 1 colher de aveia em flocos

Bata os ingredientes no liquidificador até alcançar uma consistência homogênea. Gelo e adoçante a gosto podem ser acrescentados depois de pronto. Beber logo em seguida.

Fonte: Mariane De Chiara / Clínica Chiquetá

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria