Água de aveia serve para perder aqueles quilinhos indesejáveis? Veja como preparar e se realmente funciona

Salvador, 27 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. A aveia, de nome cientifico Avena Sativa, é um cereal bastante utilizado em receitas com bolos, biscoitos, pães, mingaus, para quem busca um estilo de vida mais saudável. Mas, você sabia que você pode encontrar benefícios na água de aveia também?

Portanto, confira em nossa matéria se a água de aveia pode colaborar como uma auxiliar no processo de emagrecimento do corpo. Ademais, confira os demais benefícios que essa bebida pode proporcionar e como realizar o preparo também.

Confira já: Saiba o que comer no café da manhã se quiser emagrecer; dicas incríveis para ativar seu metabolismo logo cedo

Afinal, a água de aveia emagrece?

Muitos pensam que, por a aveia ser um carboidrato, ela pode contribuir com o ganho de peso. Porém, podem ficar despreocupados! Afinal, o grão é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido mais lentamente pelo organismo e mantém os níveis de açúcar no sangue em equilibro, ideais para a perda de peso.

Conforme Samantha Cerquetani em colaboração com o site Uol, em 31 de janeiro de 2020, a aveia possui o polissacarídeo betaglucana essencial para a diminuição do apetite. Assim, essa fibra gera o aumento da viscosidade do bolo alimentar, fazendo com que o alimento permaneça mais tempo sendo digerido no estômago, promovendo saciedade.

Além disso, a betaglucana libera hormônios produzidos pelo intestino que promovem a redução da ingestão calórica, favorável para o controle do peso. Portanto, sim, a água de aveia pode ser uma grande aliada para o emagrecimento, desde que seja associada com uma boa dieta e exercícios físicos também.  Afinal, nenhum alimento isolado consegue te engordar ou emagrecer, mas podem interferir diretamente no seu ganho calórico, assim, tenha sempre hábitos saudáveis.

Outros benefícios da água de aveia

Mas, não se resume apenas a isso. A água de aveia pode ajudar com a diminuição das taxas de colesterol, devido a presença da betaglucana também. Portanto, a fibra auxilia diminuindo os níveis do LDL, colesterol “ruim” para o corpo, enquanto mantém o LDL, colesterol considerado “bom” em níveis equilibrados.

A água de aveia também é rica em vitaminas do complexo B  e triptofano que são importantes para a saúde cerebral, ajudando na formação de neurotransmissores como a serotonina, importante para a promoção do bem-estar.

Além disso, ela contribui também para a saúde dos ossos, prevenindo doenças degenerativas como a osteoporose, uma vez que a aveia é rica no mineral cálcio, que compõe os ossos. Ainda, é rica em antioxidantes que previnem doenças crônicas, ajudam a saúde do sistema cardiovascular e retardam o envelhecimento precoce também. Por isso, a ingestão da água de aveia pode ajudar na manutenção da saúde do organismo.

Acesse agora:Conheça os incríveis benefícios do óleo de gengibre para emagrecer; esse ingrediente era o que faltava na sua dieta

Água de aveia (reprodução Canva Pro)

Como preparar água de aveia

Após verificar todos os benefícios que a ingestão da água de aveia pode proporcionar à saúde e bem-estar do corpo, é hora de aprender o preparo adequado da bebida. Logo, confira abaixo a lista de ingredientes e o passo a passo, veja.

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1/2 colher de sopa de canela em pó (opcional);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
  • 1 litro de água filtrada;
  • Adoçante a gosto.

Para preparar a bebida, comece colocando a aveia em um recipiente com 1 litro de água e deixe de molho por uma noite, ou seja, em média de 8 horas para que  os nutrientes se concentrem na água. Após esse processo, bata a aveia junto com a água no liquidificador e transfira para uma jarra com tampa, guardando dentro da geladeira para o consumo ao longo do dia.  Por fim, acrescente canela e a essência de baunilha de modo a incrementar o gosto da bebida e adoçante ou mel a gosto também. A recomendação é que a água de aveia seja consumida durante três vezes ao dia, antes das principais refeições do dia.

Assim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido se de fato a água de aveia auxilia no processo de emagrecimento. Ademais, que você possa aprender outros benefícios que essa bebida pode proporcionar à saúde e seu modo de preparo também.

Veja já: Suco detox para emagrecer: 3 opções saborosas para te ajudar com a balança

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria