Após engordar 5 kg, Kéfera diz que vai investir em detox; isso funciona? – 04/01/2022

A atriz Kéfera Buchmann, 28, contou nos stories do Instagram que ganhou 5,5 kg após as festas de fim de ano. Apesar do susto, ela disse que engordou porque tem comido como “se não houvesse amanhã”, além de ter descuidado da rotina de malhação.

“Vou ter que fazer um detox. Que preguiça, agora. Mas não estou curtindo como estou. Até sentei de preguiça de imaginar o futuro. Vou ter que malhar muito”, lamentou.

Mas ela não é a única. Em datas comemorativas, é comum as pessoas comerem ou beberem mais que o normal e depois buscar estratégias rápidas que possam “limpar” o organismo após o período.

Victor Machado, nutricionista e colunista do VivaBem ressalta que os métodos de “limpeza do organismo” utilizando uma dieta específica com sucos e sopas detox, com o objetivo de eliminar toxinas ou reduzir o inchaço ganhou força nos últimos anos. “Mas, na verdade, não existe, necessariamente, uma dieta para essa situação, pois quem faz o processo de eliminação de toxinas são os rins e o fígado, não um suco ou uma sopa”, afirma.

“Isso não proíbe o uso de sucos ou sopa detox, mas é importante deixar claro que o processo de limpeza do organismo não acontece de forma mágica ou é dependente de uma dieta especial. A eliminação de toxinas se trata de um processo natural do corpo”, acrescenta.

Invista em frutas e vegetais

Desde que você esteja com hábitos saudáveis na maior parte do tempo, não são os excessos de um curto período de tempo que vão prejudicar sua saúde. Apenas se atente a estar com o consumo de vegetais e frutas em dia. Dessa forma, o organismo produz uma gama de bactérias benéficas para o intestino, favorecendo um baixo envio de toxinas para o fígado.

Pensando em saúde intestinal, além do consumo de vegetais e frutas, é importante manter uma boa hidratação, pois isso também favorece o processo de limpeza do organismo. Se for possível manter o consumo de proteínas pelo menos nas refeições principais, como o almoço e o jantar, melhor ainda, pois serão fornecidos aminoácidos necessários para o fígado conseguir trabalhar com mais eficácia.

Se quiser pensar em alimentos interessantes, são todos aqueles com presença de vitaminas do complexo B, antioxidantes, vitamina E e vitamina C. Ou seja, frutas e vegetais em geral.

E quanto a malhação?

De acordo com Taise Spolti, profissional de educação física, chef e também colunista de VivaBem, após enfiar o pé na jaca, você não deve fazer exercícios intensos, jejum, tomar diuréticos ou consumir alimentos muito calóricos, com o intuito de “colocar energia para dentro”.

“Ao realizar um exercício físico no dia ou manhã seguinte a uma festa, com o objetivo de gastar a energia que consumiu em excesso para amenizar o estrago ou ‘suar para eliminar toxinas’, você vai causar um dano ainda maior no organismo, pois ele não consegue atenuar de uma única vez tantos processos inflamatórios (no caso, os provocados pelos excessos e os pela atividade física)”, esclarece Spolti.

Em outras palavras: sabe quando estamos doentes e a orientação é descansar? É a mesma situação. No descanso o corpo consegue se reequilibrar, metabolizar o álcool circulante, eliminar o excesso de radicais livres e voltar ao estado normal de hidratação, claro, se você consumir água.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria