Aprenda como cultivar couve: e descubra os excelentes benefícios que ela proporciona a saúde

O que você vai aprender!

Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 31 de março – Nada é mais prático do que saber como cultivar couve em casa e ter essas folhas sempre fresquinhas à mão. Isso porque, apesar de ser rica em benefícios à saúde e culinária, essa hortaliça possui a desvantagem de murchar muito rápido. Por essa razão, aprenda a seguir como cultivá-la em seu quintal e garanta sempre à mesa folhas verdes, nutritivas e saborosas.

Primeiramente, antes de aprender como cultivar couve, é importante saber que ela é da mesma espécie que o repolho, couve-flor e brócolis. No entanto, apesar do parentesco, cuidado para não confundi-los. Dessa maneira, o principal diferencial da nossa couve é que ela possui folhas abertas e largas, sem formação de cabeça ou miolo.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Que tal adicionar um potente suco de inhame com couve na sua dieta? Sua saúde agradece

Aprenda como cultivar couve: e descubra os excelentes benefícios que ela proporciona a saúde / Fonte: Pixabay

Veja como cultivar a couve na horta do seu quintal

Iniciar o plantio dessa hortaliça na sua casa não é coisa de outro mundo. Então, você não precisa ser um profissional para ter lindas folhas dessa hortaliça. Contudo, saiba que o caminho mais fácil para sua plantação dos sonhos é por meio da semeadura. Para tanto, siga o passo a passo que o Casa & Agro preparou para você:

Continua depois da publicidade

  • Em primeiro lugar, prepare o solo para o plantio. Este, por sua vez, deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Nesse caso, uma boa dica é usar terra peneirada para ajudar na drenagem;
  • Em seguida, o próximo passo de como cultivar couve é enterrar as sementes. Para tanto, plante-as a um centímetro de profundidade e 50 centímetros de distância entre cada uma;
  • Feito isso, garanta regas frequentes, sobretudo durante os primeiros dias de germinação. Dessa forma, cuide para que o solo permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado.    

Após seguir esses passos, é hora de tomar os cuidados básicos para um bom desenvolvimento das plantas. Nesse sentido, certifique-se de que a horta receba luz solar direta, pelo menos algumas horas durante o dia. Porém, em épocas de sol intenso use algum tipo cobertura para proteger as hortaliças. Além do mais, caso o cultivo fique muito alto, faça a poda no caule principal, para que os brotos laterais cresçam.

Portanto, confira também: Conheça as maravilhas que o suco de couve com limão pode fazer pelo seu organismo

Conheça os benefícios dela e algumas saborosas e saudáveis dicas de consumo

Segundo a professora de nutrição Valéria Paschoal, em entrevista para a revista Boa Forma, publicada no dia 17 de fevereiro de 2020, a couve é rica em benefícios à saúde. Mas, você sabe quais são? Bom, acima de tudo, essa hortaliça é fonte de vitaminas (A e C), antioxidantes e minerais como ferro, potássio e cálcio, por exemplo. Além disso, ela possui alto teor de água e fibras.

Desse modo, seu consumo melhora a imunidade, regula o intestino e a pressão arterial, reduz a retenção de líquidos e trata a anemia. Dentre seus benefícios, ainda podemos citar o seu papel na prevenção do envelhecimento precoce e também de alguns tipos de câncer.

No mais, agora que você aprendeu como cultivar couve e quais os seus benefícios, é indispensável saber como usá-la. Logo, a hortaliça pode servir como base de saladas, farofas, recheios de tortas, refogados e sopas. Outras opções para seu uso é em um nutritivo suco detox, assim como em caldos e até mesmo no preparo de bolos.

Ademais, leia também: Qual o melhor suco detox para desinchar? Conheça um incrível aliado do emagrecimento: o suco de couve

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria