Abacate: tem a capacidade de absorver as toxinas solúveis da gordura (que são muitas) e de as eliminar. Não elimine o abacate da sua dieta por ser “um pouco” gordo, é exatamente esse o seu trunfo.
Alcachofra: é um dos legumes mais drenantes e purificadores do organismo.
Alho-francês: magnífico para quem quer manter a linha, porque é muito diurético (ideal para quem sofre de retenção de líquidos), e também pela sua riqueza em fibras (ideal para quem sofre de prisão de ventre). Tem um poder saciante. Aposte nas sopas com alho-francês!
Alperce: é uma mina de vitaminas benéficas para a beleza da pele e um excelente desintoxicante. Seco é um poderoso laxante natural.
Ananás: a máquina de enzimas mágicas que faz derreter gordura. Mas atenção: tem de ser consumido frio, pois quente perde todas as suas boas propriedades. E não retire o “caroço”, é lá que está concentrado o elixir mágico desta fruta!
Beringela: um legume muito pouco calórico.
Beterraba: auxilia o fígado a destruir as gorduras, ajudando, desta forma, o corpo a eliminar toxinas.
Cenoura: autobronzeador natural, que dá um ar saudável à pele. A cenoura purifica e desintoxica, e é na casca que estão concentrados os seus benefícios.
Cerejas: aproveite bem o tempo das cerejas, já que é curto! É um magnífico depurativo, um exímio laxante e um eficiente desintoxicante do aparelho urinário. Excelente para quem sofre de prisão de ventre.
Chá: o líder das dietas de emagrecimento! Líder para emagrecer, purificar, queimar gorduras e desintoxicar (chá de cavalinha, centelha asiática, verde, são bons exemplos).
Couves: todas as couves (couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolos, etc.) são excelentes antioxidantes e poderosos depurativos, além de serem muito ricas em vitamina C, o que é um excelente desintoxicante.
Endívias: praticamente sem calorias, passam a barriga a ferro!
Ervas aromáticas: grandes qualidades desintoxicantes e purificadoras (açafrão, alecrim, canela, cravinho, coentros, gengibre, hortelã, manjericão, mostarda, noz-moscada, pimenta rosa, rosmaninho, salsa, tomilho, etc., etc., etc.).
Espargos: excelente desintoxicante e depurativo!
Espinafres: ricos em vitamina B9, são um legume que não pode faltar num regime detox.
Feijão-verde: rico em fibras – e mesmo em proteínas – este é um grande aliado da silhueta.
Iogurte natural: por norma bem digerido por quem é intolerável à lactose, o iogurte é favorável para quem quer ter uma barriga lisa.
Limão: o rei do detox! Inclua um gomo de limão em todas as refeições, quer como tempero, quer diluído em água, quer como fruta.
Maçã: além das suas muitas vantagens, a maçã acalma o apetite.
Ovo: para quem quer ter barriga lisa e músculos tonificados!
Pêssego: ideal para quem faz retenção de líquidos.
Pepino: muito rico em água e potássio, e pobre em sódio e em calorias. Ideal para quem tem retenção de líquidos. Coma com a casca.
Rabanete: nem sempre muito apreciado, ajuda a desintoxicar as toxinas acumuladas e é muito pouco calórico. Por conter muitos minerais, principalmente potássio, é um alimento que ajuda a emagrecer e a drenar.
Tomate: muito rico em antioxidantes, ajuda a eliminar toxinas!
Tome nota de todos estes alimentos e alie sempre uma alimentação diversificada e equilibrada ao exercício físico e, claro, às massagens.