Comemos todas as bolas de Berlim deste mundo e agora? Um detox

Férias são isso mesmo: férias para mudar de ares, férias das preocupações do trabalho, dos horários para acordar, das marmitas que temos de preparar diariamente para evitar gastos e as tentações dos refeitórios e bares do local de trabalho. Contudo, estas pausas são também feitas de gastos e ganhos. 

Gastamos quase todo o subsídio (restando apenas algum para uma escapadinha no outono) no hotel e nos restaurantes e ganhamos peso ao não resistir ao sininho do senhor das bolas de Berlim ou às cervejas fresquinhas para combater o calor.  

Comemos e bebemos o que quisemos e no regresso coloca-se uma questão: e agora? Ora, agora é hora de voltar ao equilíbrio, de forma consciente.  

“Depois das férias dá para voltar à forma, mas deve ser com alguma calma”, começa por dizer a nutricionista Ágata Roquette à Versa. “Devemos regressar ao plano normal, tirar os excessos típicos de férias, mas ainda comer quantidades relativamente boas”, continua.  

O primeiro passo é reconhecer que vamos ter mais fome do que habitual, por isso, não podemos fazer uma mudança brusca. “O que interessa é parar de fazer as asneiras. Parar de beber álcool, de comer bolas de Berlim, gelados. E a partir do momento em que parar de o fazer vai começar a sentir-se logo menos inchado”, afirma a nutricionista.  

Boas notícias. É isso mesmo que se quer numa fase em que só pensamos nos estragos depois de meses a trabalhar no ginásio para o corpo de verão.  

Esquece as dietas loucas do ananás ou a água com limão que só hidrata e não desintoxica, porque há muito mais que podes fazer e de forma saudável.  

Retomar a rotina 

O regresso ao trabalho é desafiante, principalmente quando o bom tempo de verão ainda pede algum álcool e petiscos ao final do dia. Mas já tivemos o nosso tempo para isso. Queres resultados? Tens de voltar aos bons hábitos.  

“Voltar à rotina é voltar aos hábitos que tinham antes de ir de férias. Tomar um bom pequeno-almoço, almoçar relativamente bem e jantar relativamente bem”, refere Ágata Roquette. A nutricionista diz “relativamente”, porque tudo vai depender dos objetivos de cada pessoa.  

No caso de quem quer perder peso, pode fazer sentido tirar os hidratos ao jantar e fazê-lo mais à base de vegetais, saladas e fontes de proteína. Quando ao almoço, e de forma a fazer frente à fome descontrolada pós-férias, Ágata aconselha insistir “um bocadinho mais nas leguminosas, que são alimentos que saciam e não são muito calóricos”.  

Quanto à lancheira para voltar ao trabalho, a nutricionista deixa algumas dicas para evitar as máquinas de venda: 

  • Fruta; 
  • Iogurte; 
  • Frutos secos; 
  • Tremoços; 
  • Ovo cozido; 
  • Água; 
  • Chá. 

Além da alimentação, é essencial voltar à rotina do exercício físico, frisa a nutricionista.  

“Uma semana, duas no máximo, sem nos esforçarmos muito, o corpo volta ao que era”, promete.  

E um detox? Podemos fazer? 

Depois das férias, ou de qualquer período de excessos, a nossa maior vontade é cortar na alimentação e fazer um detox de tão enfartados que estamos. Esta ideia dura até sentirmos fome e aí é que está o problema.  

“Não acho mal fazer um detox. Até acredito que faça bem ao organismo, estar assim um dia só a sopa, fruta, com muita água e muito chá. A única questão é que [um detox] é muito difícil. E a pessoa vindo de férias acho que vai ser duro. Não sei se merecemos tanto sofrimento. Mas quem conseguir, claro que sim”, defende Ágata Roquette.

Por experiência própria, a nutricionista relata que quando os seus pacientes fazem um detox, com sumos de fruta e legumes ao longo do dia e sopa nas refeições principais, dizem que se sentem “bem, mais leves e menos inchados no dia a seguir”, reconhece, mostrando-se a favor do detox quando se justifica.  

Afinal, o que é um detox? Há riscos? 

“Detox significa eliminação de determinadas toxinas e radicais livres do organismo. Uma dieta detox é alcalina, diurética, nutritiva e desintoxicante”, explica a natural chef Marta Caras Lindas, que desenvolveu os programas Revolution, incluindo o Revolution Natural Detox.  

No que diz respeito aos riscos, o único é que quando “alguma coisa ‘está na moda’ ou se universaliza, o mercado é inundado de ofertas, muitas delas só porque sim”, refere Marta. No entanto, não é o caso da Revolution.

“Uma vez que o nosso corpo tem a capacidade de se auto depurar, através de alguns dos seus órgãos como, por exemplo, o fígado, a real preocupação dos programas Revolution é a nutrição, utilizando sempre os melhores ingredientes orgânicos para uma alimentação saudável, colorida, saborosa, uma alimentação com prazer”, diz a chef certificada pelo The College of Naturopathic Medicine.  

Naturalmente a favor de planos detox, Marta afirma que “devemos fazer um sempre que o nosso corpo ‘pedir’ uma limpeza das toxinas ingeridas diariamente”, ou de três em três meses.

“Após as férias ainda se justifica mais fazer um programa detox, dado que este período, como bem sabemos, é dado a excessos alimentares de várias naturezas”, afirma. O essencial é fazê-lo de forma consciente.

“Dado que cada organismo é único, aconselho sempre às pessoas, com patologias crónicas e às grávidas, a consultarem o seu médico assistente antes de iniciarem qualquer um dos meus programas”, alerta Marta Caras Lindas.  

Salvo estas exceções, o detox pode ser feito por qualquer pessoa saudável e que esteja a precisar de esquecer os estragos das férias. A melhor parte? É que nem tens de pensar nas combinações de sumos ou que sopa fazer: a chef Marta trata de tudo.  

“O programa Revolution adequado a este objetivo [excessos pós-férias] é o natural detox, de um, três ou cinco dias, e que é composto unicamente por refeições líquidas”, inteiramente preparadas por Marta e prontas a entregar em tua casa.  

O programa começa nos 50€, para um dia, e vai até aos 215€, para cinco dias. É tudo confecionado de madrugada, incluindo os sumos de forma a manterem os nutrientes e não oxidarem, e entregue no próprio dia, de segunda a sexta-feira, em Lisboa e Linha de Cascais.  

Para encomendares, basta mandar mensagem privada para o Instagram de Marta Caras Lindas ou preencher diretamente o formulário.   

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria