Como cultivar bonsai em vaso? Tenha a sua árvore em miniatura facilmente em casa

Montes Claros, 09 de maio de 2022, por Eliel Meireles – O plantio de bonsai, espécie de origem japonesa, pretende imitar a natureza dentro do ambiente doméstico. Nesse sentido, o processo é basicamente plantar uma árvore em miniatura dentro de um pequeno vaso e aplicar algumas técnicas específicas. Dessa maneira, saiba como cultivar bonsai em vaso com as orientações abaixo.

Continua depois da publicidade

A palavra “bonsai” significa “cultivado em bandeja”. Esta planta não é uma espécie geneticamente modificada, mas uma adaptação no manejo que mantém o tamanho reduzido. Dessa forma, se você quer aprender como cultivar bonsai em vaso, confira a matéria a seguir.

Saiba mais: Como limpar sola de sapato: veja passo a passo para higienizar esta parte do calçado

Como cultivar bonsai?

Como toda planta, o bonsai necessita de cuidados básicos, como irrigação e adubação do solo. Nesse contexto, de acordo com a colaboradora Vivian Souza, em matéria do G1, publicada em 16 de outubro de 2021, a espécie deve estar em vaso proporcional ao tamanho. Sendo assim, suas raízes devem estar justas a ele. Além do mais, precisa de irrigação diária, luz solar direta e nutrientes na quantidade certa, para não atrapalhar o processo.

Como cultivar bonsai em vaso? (Reprodução Canva Pro)

Existem algumas especificidades que ajudam a manter a dimensão e garantir que tenha a forma adulta da planta. Portanto, o primeiro passo é escolher o bonsai ideal, de acordo com sua preferência e com alguns critérios, como: plantas mais velhas e sem sinais de danificação. Ademais, outras técnicas importantes vão assegurar o crescimento e efeito adequados da espécie.

Vaso para bonsai

Os vasos precisam ter furos para drenagem, com cobertura de telinhas, podendo ser gaze. Além do mais, priorize uma camada de cascalho na base e por cima uma mistura de substrato com terra. Quanto ao material, não há restrições. Isto é, você pode optar por louça ou plástico, de acordo com sua preferência.

Continua depois da publicidade

Fortaleça o solo

O solo deve ser drenado e com boa adubação. Assim, você pode adicionar húmus de minhoca ou combinar nitrogênio, fósforo e potássio para fertilizar a terra. Nessa perspectiva, por ter cultivo doméstico, o bonsai necessita de adubo com maior frequência, sendo ideal colocá-lo de 15 em 15 dias.

Continua depois da publicidade

Controle do tamanho

A dica principal é controlar as raízes. Isso deve ser feito por meio da poda, pois mesmo em vasos pequenos, elas continuam crescendo. Então, elimine os emaranhados de raízes e preserve as partes centrais, que darão origem a novas ramos. Contudo, cuidado para não cortar muito, pois isso pode danificar a planta e ela pode não se recuperar.

Imitando a natureza

Busque por orientações e referências sobre a espécie que você cultiva. Nessa lógica, observe a aparência da árvore grande quanto a quantidade e posição das folhas, para que assim, você corte de maneira correta.

Molde a árvore

Normalmente, por ter pouco peso, os galhos tendem ficar para cima. Por isso, é necessário fazer a aramação, para que a árvore seja semelhante à da natureza. Esse procedimento consiste basicamente em usar arames para moldar o formato que você deseja. Entretanto, evite prender muito forte para não lesionar a planta.

Leia também: Como cuidar de tulipa e usufruir da beleza ornamental dessa flor maravilhosa

Como fazer um bonsai a partir de um galho?

A primeira coisa a ser feita é selecionar um galho da árvore. Depois disso, verifique se o tamanho das estacas são de aproximadamente 5 a 10 centímetros de altura e 2 a 5 milímetros de diâmetro. Após isso, acrescente uma camada de substrato grosso, podendo ser rocha ou areia grossa.

Em seguida, adicione uma camada de terra já adubada e coloque as estacas no solo. Lembre-se de podar o galho com uma tesoura afiada, dando a sua parte inferior um ângulo de 45 graus. Após a inserção na terra, regue e mantenha o solo ligeiramente úmido. Por fim, aguarde o crescimento.

Desenvolver árvores através de galho é um processo longo e provavelmente levará alguns anos até que você possa moldá-las. Todavia, é um processo que vale a pena. Então, já que você aprendeu como cultivar bonsai em vaso com as dicas do AgroNews, seja mais um adepto desse modelo de cultivo e tenha incríveis miniaturas em sua casa.

Você também pode gostar: Realmente existe benefício em usar cúrcuma no cabelo? Descubra esse mistério agora

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria