Como fazer detox após as festas de fim de ano

Ano Novo, vida nova, novas resoluções, porém alguns hábitos continuam os mesmos, entre eles o consumo em excesso nas festas de Natal e Réveillon. Afinal, quem não come um pouco mais nas festas de fim de ano? 

Impossível resistir a panetones, rabanadas, tortas, maionese, bebida alcoólica e tantas outras comidas deliciosas que de saudáveis não têm nada! Então, após aproveitar as festas, o que fazer para desintoxicar o organismo? Começar uma dieta detox.

Não sabe como fazer isso? Trazemos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para ‘limpar’ seu organismo após a comilança nas festas de fim de ano, e começar o novo ano com hábitos mais saudáveis.

> Como a ressaca acontece? Infográfico mostra sintomas e como o exagero age no corpo

O que é detox?

A dieta detox, ou dieta de desintoxicação, é uma dieta de curto prazo que tem o objetivo de estimular o fígado a eliminar toxinas, melhorar a circulação sanguínea, descansar os órgãos (através do jejum), promover a eliminação de toxinas através do suor, fezes e urina e fornecer nutrientes saudáveis ao corpo.

Há vários tipos de dieta detox. Algumas consistem em um período de jejum ou ingestão de líquidos (sucos de frutas e água). Outras incluem alimentos como frutas e vegetais, podendo também ser incluídos chás, ervas e suplementos.

O que não é detox

A lista de alimentos e bebidas que não são detox é grande, mas reunimos aqui alguns tipos de comidas e bebidas que a maioria das pessoas consome bastante diariamente.

Frituras, alimentos ricos em gorduras trans, processados, glutamato monossódico, alimentos com conservantes, corantes e ricos em sódio não podem ser incluídos na dieta detox.

Cafeína, leite, bebidas alcoólicas e refrigerantes também são excluídos.

Como fazer detox

Ao começar a fazer detox, a primeira coisa que você deve fazer é reduzir a carga de toxinas em seu corpo. Como eu faço isso? Eliminando café, álcool, açúcares refinados, cigarros e gorduras saturadas, que agem como toxinas no corpo. Além disso, é bom reduzir o uso de produtos de saúde pessoal, como pastas de dente e desodorantes, e produtos de limpeza domésticos de base química.

O estresse é outra coisa que influencia muito em nossa saúde. Você sabia que quando estamos alterados fazemos com que o corpo libere hormônios do estresse em nosso sistema? Quando em excesso, o estresse cria toxinas e reduz as enzimas de desintoxicação do fígado.

A prática da ioga e da meditação são boas alternativas para melhorar o estresse e trabalhar suas reações mentais e físicas diante dos desafios diários.

> Saiba o que cada tipo de cristal atrai além de boas energias no ano-novo

Qual é a dieta detox certa pra você?

Como já explicado, há vários tipos de dieta de desintoxicação. Por isso, cada pessoa deve escolher a que mais atende às suas necessidades.

Muitas dietas costumam acompanhar o seguinte cronograma: dois dias de jejum de líquidos e cinco dias de desintoxicação (para o descanso do sistema digestivo). Você pode, por exemplo, ficar de três a sete dias em jejum de sucos (beber apenas sucos de frutas, água e ingerir vegetais frescos) para liberar toxinas.

De acordo com Débora Dalle Molle, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a dieta detox mais comum tem duração de um mês. Nessa dieta, você divide o mês em três períodos de 10 dias, então, a cada 10 dias, um grupo de alimentos é proibido e outros são incluídos. É importante ter o acompanhamento de um nutricionista, para verificar se é necessário tomar suplementos (vitaminas, aminoácidos e minerais).

5 tipos de dieta de desintoxicação

Detox simples de frutas e vegetais
Smoothie Detox
Detox de sucos
Detox de açúcares
Detox hipoalergênico

Dicas de hábitos saudáveis para adotar após dieta detox

Depois de uma dieta detox dá para ‘limpar’ seu corpo diariamente adotando um estilo de vida mais saudável. Listamos algumas dicas que podem te ajudar a cuidar melhor do seu corpo:

Coma bastante fibra, incluindo arroz integral, frutas e vegetais frescos orgânicos.
Inclua em sua alimentação vegetais desintoxicantes como rabanete, beterraba, repolho, alcachofra e brócolis.
Limpe e proteja o fígado bebendo chá verde e tomando ervas como bardana, raiz de dente-de-leão e cardo mariano.
Beba dois litros de água por dia, no mínimo.
Tome banho de sauna para que seu corpo possa eliminar resíduos através da transpiração.
Pratique exercícios físicos.

Como o detox age no corpo

Cada corpo age de uma maneira diferente quando uma pessoa está fazendo detox. Veja o que pode acontecer com seu corpo durante a dieta:

Intestino

A maioria das pessoas ingere alimentos processados, laticínios e muito açúcar ao longo da vida. Isso pode desequilibrar as bactérias presentes no intestino e causar, por exemplo, inflamação.

Durante o detox, o corpo pode desligar o Agni (fogo digestivo) e reequilibrar os microbiomas intestinais. Com isso, a pessoa pode notar uma melhora nos problemas de digestão, diminuição de inchaço e dos gases, além de melhora do humor, saúde da pele e do sono.

Fígado

O fígado tem a função de desintoxicar o corpo, mas às vezes as pessoas ingerem mais toxinas do que ele pode eliminar, causando armazenamento de toxinas e surgimento de inflamação e gordura.

Quando uma pessoa faz detox, dá oportunidade ao fígado de transformar toxinas em substâncias que o corpo pode eliminar e pode até ajudar a queimar a gordura do fígado para que ele funcione melhor.

> Conheça os benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

Cérebro

Dores de cabeça atrás dos olhos ou pressionando a cabeça é um sintoma comum durante a dieta detox. Além disso, a pessoa pode sentir uma espécie de névoa mental por alguns dias.

Por volta do terceiro dia, esses sintomas começam a reduzir e a pessoa pode sentir um aumento de energia. No fim da primeira semana, conforme o intestino se equilibra, as dores de cabeça tendem a diminuir e é notada uma melhora na memória, foco e concentração.

Pele

Não se assuste se sua pele piorar e surgir reações, como acne, quando seu corpo começar a liberar toxinas. Primeiro vai ficar ruim, para depois melhorar: a produção de óleo vai diminuir, a acne vai começar a sumir e o resultado será uma pele mais clara e brilhante.

Humor

Depois de uma semana fazendo detox – sem cafeína, álcool, laticínios, grãos e açúcares, a pessoa pode sentir dores de cabeça, fadiga, náuseas e até mesmo febre. Essas reações indicam que o fermento está começando a morrer em seu corpo.

Na segunda semana, você poderá observar que está dormindo melhor, sente mais energia e vai reparar que aquelas roupas que estavam um pouquinho apertadas vão servir melhor.

> Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas

Receitas de sucos detox

As frutas mais usadas nas receitas de suco detox são: limão, maçã, abacaxi, uva e laranja. Os vegetais que você mais vai usar são: salsão, couve, pepino, espinafre e cenoura. E para adicionar um toque especial ao suco, você pode usar gengibre, salsinha e hortelã.

O que os sucos detox fazem por você? Ajudam a perder peso mais rápido, alimentam as bactérias boas em seu intestino, ajudam na desintoxicação do seu fígado, melhoram a absorção de nutrientes, ajudam na redução do colesterol, e os benefícios não param por aí! Os sucos também ajudam a melhorar a pele, reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar o desempenho nas atividades físicas e aumentar a variedade de vegetais que você consome.

A seguir, vamos te ensinar como fazer sucos nutritivos usando frutas e vegetais fáceis de encontrar em casa. Você pode espremer ou amassar os ingredientes manualmente, usar espremedor elétrico ou liquidificador. Vamos lá?

> 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico

Suco verde

Suco verde detox

(Foto: )

Ingredientes:

2 xícaras de folhas de espinafre

Uma mão cheia de folhas e caules de salsa

1 maçã verde média sem o caroço

1 pepino grande sem sementes

Pedaço bem pequeno de gengibre

1 limão médio

Lave todos os ingredientes. Corte a maçã, pepino e gengibre em pequenos pedaços. Descasque o limão, corte em pedaços e tire as sementes. Reserve metade do limão. Bata tudo.

Experimente a mistura e adicione o limão reservado, se ele não estiver ácido. Se o suco ficar azedo, adicione maçãs sem caroço ou cenouras com casca.

Suco Red Zinger

Ingredientes:

2 limões

2 cenouras

2 maçãs

2 beterrabas

Lave bem todos os ingredientes e corte-os em pedacinhos. Descasque todos eles e coloque-os no liquidificador. Em seguida, é só bater. Seu suco está pronto!

> O que são alimentos ultraprocessados e como afetam a saúde?

Suco detox de laranja

Suco detox de laranja
Suco detox de laranja

(Foto: )

Ingredientes:

2 maçãs médias

3 talos de aipo

1 laranja descascada

2 peras médias

1 batata-doce cozida e descascada

Lave bem todos os ingredientes. Corte as frutas e os vegetais em pequenos pedaços. Remova todas as cascas. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata.

> Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Nosso corpo é frequentemente exposto a toxinas e, na maioria das vezes, ele pode removê-las sem ajuda adicional. Por isso, manter um estilo de vida mais ativo e saudável auxilia nesse processo e traz muitos benefícios para o corpo. Além disso, é recomendado dormir bem durante a noite e beber bastante água.

A dieta detox é segura? Sim! Desde que feita da maneira correta e com acompanhamento profissional de um nutricionista para equilibrar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria