Como higienizar as verduras corretamente? Erros que você comete que passam despercebido

Quatis, 02 de maio de 2022, por Denise Bamonte – Atualmente, com a pandemia e o uso de agrotóxicos, lavar os alimentos se tornou uma tarefa obrigatória. Por isso, hoje, no Agro Notícias veremos como higienizar as verduras corretamente.

Continua depois da publicidade

Entretanto, como higienizar as verduras não é bicho de sete cabeças. É um passo simples que pode ser feito de forma muito rápida. Para isso continue lendo e confira as dicas a seguir.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como guardar banana na geladeira: veja a melhor técnica para a fruta não ficar preta e conserve por mais tempo

Continua depois da publicidade
Como higienizar as verduras corretamente? Erros que você comete que passam despercebido – Foto: Pexels

Como higienizar as verduras?

De acordo com uma matéria do site G1, da Globo, feita em 6 de outubro de 2021, existe uma técnica infalível para a higienização das hortaliças. Nada mais é que deixá-las de molho em água com três opções diferentes.

Assim, quando chegar do mercado, separe as verduras, legumes e frutas para a higienização. Então, em uma bacia ampla, coloque um litro de água filtrada e escolha com qual ingrediente irá misturá-la. Podendo escolher entre uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de água sanitária ou duas colheres de vinagre.

Assim, qualquer um dos três ingredientes garantem uma limpeza profunda, removendo resíduos indesejados como agrotóxicos e bactérias. Depois de ter feito a mistura, deixe os vegetais de molho por, pelo menos, quinze minutos.

A seguir, lave bem as hortaliças com abundante água corrente. Caso sejam alimentos com casca, podem ser lavados com o auxilio de uma esponja para garantir a limpeza. Por fim, armazene os seus legumes e verduras como de costume.

Leia: Como limpar vidro de janelas; mistura caseira para limpar fácil sem deixar manchas

Como higienizar verduras com folhas segundo a Anvisa?

Quando se trata de alimentos com folhas, como o caso de alface ou couve, a recomendação é que seja lavada folha por folha. Normalmente, entre as folhas existe um acúmulo de terra que só é removido se forem lavadas individualmente.

Lembrando que os ingredientes que são ingeridos de forma natural, ou seja crus, merecem uma atenção redobrada na hora da higienização. Já que não passaram por um cozimento posterior, precisam estar livres de bactérias e agrotóxicos para não prejudicar à saúde.

Agora você já sabe como higienizar as verduras de forma fácil e correta, sem grandes esforços. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar esta matéria com os conhecidos.

Confira também: Como fazer um arranjo de flores desidratadas; faça todo o processo você mesmo e economize na decoração

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria