Como iniciar a dieta sem alimentos de origem animal e processados?

Entenda os princípios da dieta Plant Based, em que se evita alimentos de origem animal e processados

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 25/08/2022, às 10h00

O assunto da coluna de hoje é a alimentação plant based, ou seja, uma dieta baseada no alto consumo de alimentos vegetais e integrais, diminuindo drasticamente a ingestão de alimentos de origem animal e ultraprocessados.

Com essa introdução, talvez você pense que estou aqui para te convencer a seguir essa dieta à risca, mas a verdade é que eu quero te mostrar o quanto vale a pena apenas incorporar algumas estratégias plant based na sua dieta.

Isso porque, ainda que seja uma dieta super interessante e bastante benéfica para o organismo, eu não acredito no famoso 8 ou 80.

Dito isso, não faz sentido para mim te dizer que você deve se alimentar apenas de vegetais e integrais, deixando de lado tudo o que você gosta de lado. No entanto, faz muito sentido incorporar algumas práticas, para garantir uma rotina alimentar muito mais saudável.

Para te ajudar, separei algumas estratégias. Veja!

1. UM PASSO DE CADA VEZ

É o que eu te falei: nada de 8 ou 80. Faça adaptações, olhe para suas refeições e entenda como você pode incluir vegetais, frutas, legumes, cogumelos, grãos integrais, nozes e castanhas no seu cardápio.

2. DEIXE MAIS SIMPLES

A verdade é que nunca é fácil tornar o hábito de ser mais saudável uma realidade. Assim, você pode acabar sentindo dificuldade em incorporar um pouco do plant based na sua rotina alimentar.

Pensando nisso, vale manter os produtos da dieta plant based à mostra, para que seja mais simples escolher comê-los, sabe?

3. TESTE RECEITAS

Essa é a forma mais gostosa de conseguir incluir o plant based na sua rotina. Em vez de consumir tudo “in natura”, teste algumas receitas para facilitar.

4. COMECE COM UM DIA POR SEMANA

Para começar, você pode escolher um dia da semana para seguir a plant based, como um detox mesmo, sabe? Assim, você vai se acostumando com a ideia de incluir mais alimentos vegetais e integrais nas suas refeições.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi; Podcast: Não leve a mal, é hormonal

Viu? Incluir algumas estratégias plant based na sua dieta não é tão difícil, mas pode ajudar – e MUITO – no seu organismo.

Com carinho, Thais.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria