Rio de Janeiro, 15 de abril, por Mayan Braga – A ameixa roxa, muito comum nos hortifruttis entre a primavera e o verão, é uma das frutas mais amadas pelos brasileiros. Além, com sua polpa doce e suculenta, ela pode ser uma grande aliada para a manutenção de uma dieta saudável, especialmente por pessoas que possuem problemas gastrointestinais.
Assim, veja agora no Blog É Mais MT todos os benefícios que você pode ganhar consumindo essa fruta e aprenda um passo a passo simples para cultivá-la em seu quintal através da semente. Confira!
Veja também: Como Plantar Hortelã Em Vaso? Confira As Dicas E Faça O Cultivo De Forma Simples Em Casa
Benefícios de ter um pé de ameixa em casa: aprenda agora o passo a passo para o cultivo!
De acordo com o Portal Uol, a ameixa roxa contém um alto teor de fibras, responsáveis por auxiliar na boa manutenção do sistema gastrointestinal.
Porém, seus benefícios não param por aí! Ela também é uma fonte de compostos bioativos, e minerais como cálcio, potássio, boro e magnésio, que além de ajudarem na prevenção de doenças cardiovasculares, ainda melhoram a densidade óssea e têm alto poder antioxidante. Assim, que tal aproveitar todos esses benefícios cultivando a ameixa roxa em seu quintal? Veja agora o passo a passo!
Instruções para o cultivo
Germinando o caroço
Você deverá selecionar ao menos 5 caroços de ameixas maduras e firmes. Assim, limpe-os bem e deixe-os secando ao sol durante 4 dias. Em seguida, quebre cada caroço e retire a pequena amêndoa que fica em seu interior. Ela é a semente da fruta, que será usada para o plantio.
Por fim, deixe as sementes de molho por algumas horas e elimine aquelas que boiarem. Com as outras em mãos, você deverá embrulhá-las em papel toalha úmido, e, em seguida, colocá-lo em um saco plástico ziploc, fechando-o bem. Coloque o saco na geladeira em temperatura a 5ºC, aonde ele irá permanecer por 12 semanas, até que as raízes comecem a brotar. A cada 2 semanas, troque o papel toalha, umedecendo-o.
Plantio adequado
Preencha um vaso pequeno com furos na base com substrato de qualidade. Enterre a semente germinada a 5cm de profundidade nele, regando em seguida. Por fim, basta manter o vaso em local iluminado, regando sempre que o solo estiver seco. Porém, cuidado para não encharcá-lo. Do mesmo modo, não é necessário fazer a rega em dias de chuva ou frio.
Depois de cerca de 6 meses, sua muda de ameixa roxa já terá alcançado um tamanho significativo. Assim, você poderá transplantá-la para um vaso maior ou para um canteiro. Finalmente, basta aguardar o desenvolvimento da sua ameixa, um processo que leva, em média, 3 anos.
E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Como Cultivar Pimenta Preta Em Casa? Confira Essas Dicas E Comece Hoje Mesmo!