conheça mais sobre o potencial nutritivo dessa leguminosa

As lentilhas são bastante versáteis e podem contribuir com diversas receitas, principalmente, em uma saladinha fresca. Facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados, ela é cheia de vantagens nutricionais. Portanto, neste domingo, 30 de janeiro, o Casa & Agro, do site Tecnonoticias, traz os principais benefícios da lentilha para a sua saúde e ensina a consumir de um jeito saudável.

A grande maioria das receitas com lentilha costumam levar carne e outros ingredientes de origem animal. Contudo, é possível incrementar esse alimento na dieta de diversas formas, inclusive sem a presença da carne. Então, além de trazer os benefícios da lentilha, iremos ensinar uma receita muito saudável de salada de lentilha.

Ademais, veja: Suco de maçã com aveia: confira os benefícios dessa combinação e aprenda a preparar em casa

Benefícios da lentilha (Reprodução Canva Pro)

 Benefícios da lentilha

 Essencial para os veganos e os vegetarianos, a lentilha possui uma ótima quantidade de ferro em seus compostos. Dessa forma, atuando contra anemia e outras doenças relacionadas a falta desse composto.

A riqueza de fibras da lentilha faz com ela ajude o corpo a não absorver tantas gorduras, assim, prevenindo o aumento do colesterol e ajudando no processo de emagrecimento. Comendo a lentilha, certamente, haverá uma melhoria no funcionamento do seu sistema gastrointestinal. Isso porque esse alimento é riquíssimo em fibras que absorvem e acabam com toxinas que fariam mal ao corpo, desse modo, limpando o trato intestinal e deixando-o mais fluido.

A lentilha, também, consegue agir protegendo as células do corpo, isso é possível graças à boa quantidade de antioxidantes presentes em sua estrutura química. Esses compostos conseguem atuar, ademais, prevenindo doenças crônicas, por exemplo, o câncer e o diabetes. Por fim, por ser rica em cálcio, a lentilha contribui muito com a saúde dos ossos.

Veja, ainda: Como fazer suco de tamarindo: aprenda a preparar a partir da fruta e conheça os poderes fantásticos da bebida

Como fazer salada de lentilha vegana

Essa receita rende  6 porções individuais, para um almoço, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de lentilha crua;
  • 2 cenouras picadas em cubinhos;
  • 1 cebola roxa picada em rodelas;
  • 2 tomates sem sementes picados em cubos;
  • Tempero com ervas (a gosto);
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
  • 3 colheres (de sopa) de azeite.

Modo de preparo:

Antes de tudo, em um recipiente despeje as lentilhas, cubra com água e deixe descansando por 12 horas ou leve as lentilhas com água para o fogo alto e deixe fervendo por cerca de 15 minutos. Depois, escorra e deixa as lentilhas secando.

Enquanto isso, leve a cenoura ao fogo por apenas 2 minutinhos para que ela fique cozida. Lembre-se que os cubos da cenoura devem ficar em uma textura al dente, ou seja, não pode estar dura e nem desmanchando.

Nessa mesma panela, adicione as lentilhas e deixe cozinhando com as cenouras por mais 5 minutinhos, até que fiquem macias. Após isso, escorra ambos os ingredientes. Para tirar um pouco da acidez, coloque os pedaços de cebola roxa em uma panela com água fria e gelo e deixe por 5 minutos.

Ainda, na vasilha que já irá ser servida, misture a lentilha, a cenoura, a cebola, o tomate, o suco de limão, o azeite. Nesse passo, também, recomenda-se colocar os temperos, sendo a salsinha, a cebolinha verde, a hortelã, o sal e azeitona os melhores para a salada.

Por fim, misture todos os ingredientes e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. O próximo passo é saborear e usufruir dos benefícios da lentilha.

Portanto, veja: Suco de maracujá com a casca: 5 motivos para você nunca mais jogá-las fora

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria