Conheça o método detox de Ipe Aranha, o chef funcional das famosas | Beleza

Queridinho de celebs como Sabrina Sato, Priscila Fantin, Mariana Rios e Mariana Weickert, o chef funcional Ipe Aranha é conhecido por seus programas de detox em casa. Durante um período de dias ele entrega alimentos frescos – muita coisa de sua horta localizada no interior de São Paulo.

“O mais importante é entender que o detox não é uma receita, e sim uma combinação delas. Trata-se de um programa — a palavra detox não pode ser usada em um único produto, isto é, quando usado sozinho”, explica Ipe.

As receitas de Ipe Aranha (Foto: Reprodução / Instagram ) — Foto: Glamour

A dieta detox do Ipe tem como objetivo promover a eliminação das toxinas instaladas em nosso organismo, através de uma dieta natural e restritiva, a base de frutas, legumes, grãos integrais, oleaginosas e peixes de águas profundas e salgadas, temperos e ervas, promovendo uma limpeza em nossos órgãos vitais.

“Sempre digo aos meus clientes que não prometo emagrecimento mas sim desintoxicação. A perda de peso vem naturalmente, pois um bom detox resgata funções vitais, desinflama e libera a sobrecarga tóxica”, explica. Segundo o profissional, o valor mínimo que um paciente eliminou ao longo da semana foi 900g e o máximo 5,5kg. “Esta variação se dá pelo nível de inflamação e toxinas que a pessoa tem. Quanto mais intoxicada/inflamada, maior a perda”.

Conforme contou o chef à Glamour, apesar de ser adaptável, o programa tem o mesmo objetivo para todos os clientes e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o detox não é feito com alimentação líquida.

“A ideia do meu detox é reduzir o consumo de proteína animal pois possuem muitas toxinas e são mais difíceis de digerir. Incrementamos então a alimentação com mais variedade nutricional de verduras, frutas, grãos, brotos e por aí vai”, diz.

O chef funcional Ipe Aranha (Foto: Reprodução / Instagram ) — Foto: Glamour

Segundo o chef, as receitas podem trazer grãos como quinoa, painço, trigo sarraceno e sorgo – que auxiliam no funcionamento do intestino –, verduras verde-escuras – fontes de ferro antioxidantes – e proteínas vegetais como cogumelos, tofu, lentilha e grão-de-bico.

Para temperar os pratos, Ipe afirma optar por ingredientes como limão, cúrcuma e canela, e conta ainda que complementa a alimentação com algumas bebidas aliadas da desintoxicação do corpo.

“É indicado fazer a cada 3 meses. Claro que em alguns casos, precisamos ter cuidados de retirar alguns ingredientes ou substituir”, diz.

A editora de beleza Helena Moro recebeu as combinações do chef Ipe Aranha durante uma semana: “Meu maior medo era passar fome (risos). Recebi cerca de 5 refeições completas diárias, incluindo lanches e sobremesas — e todas me serviram bem. A mistura de temperos garante uma saciedade impressionante. Destaque para os sucos funcionais e os chás para você beber durante a tarde — todos pensados com ingredientes diuréticos como cavalinha e hibisco.”

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria