De olho nas festas, pessoas mantêm o foco nas dietas

Manter uma rotina saudável no último mês do ano é essencial para curtir as festas de Natal e Ano Novo sem preocupações. Segundo especialistas da área da saúde, métodos de emagrecimento, detox e terapias corporais são muito solicitadas neste período.

Uma das maiores demandas nesta época é por estratégias de emagrecimento a curto prazo. Perder peso nunca é uma tarefa fácil, e o cenário pode ser ainda mais dificultado durante as celebrações natalinas e o réveillon.

Para a nutricionista Giulia Nogueira, não existe tempo perdido para a introdução na rotina saudável, quando a pessoa realmente quer mudar nunca é tarde, seja no começo ou no final do ano, desde que haja esforço e disciplina para alcançar os objetivos desejados. “É importante sempre manter o foco na meta, dando um passo de cada vez, sem se desesperar e começar a ir atrás de dietas muito restritivas que podem prejudicar a saúde fisiológica e mental. É fundamental que o processo seja sempre acompanhado por um especialista”, afirma a nutricionista.

CURTO PRAZO

Para a profissional, é totalmente possível perder peso em algumas semanas, sempre seguindo uma alimentação saudável e equilibrada, com acompanhamento profissional e sem se desesperar. “Para o emagrecimento ocorrer a curto prazo ocorrer, é necessário que o paciente esteja em déficit calórico, basicamente consumindo menos calorias do que gasta no dia a dia, portanto, não existem dietas padronizadas, cada pessoa possui seu próprio planejamento alimentar de acordo com o seu gasto energético diário, levando em consideração as questões comportamentais de cada um”, afirma Giulia.

A estudante Ingrid Salla Pedrosa, de 22 anos, foi uma das pessoas que aderiram às estratégias de emagrecimento a curto prazo. Ela é paciente da Giulia há oito meses e solicitou métodos e dietas especiais visando as festas de final de ano. “Pedi auxílio à minha nutricionista para iniciarmos uma rotina própria para o fim do ano, pensando não apenas no emagrecimento, mas também em uma alimentação saudável e balanceada que pretendo continuar seguindo em 2022”, afirma a estudante.

A estratégia que Ingrid aderiu para curtir o final do ano sem peso na consciência foi em dietas preventivas para secar as gorduras e não se privar das comilanças das festas. “Eu e minha nutricionista optamos por um plano alimentar específico ao meu objetivo final. Durante as festas de Natal e Ano novo a ideia é não se privar do que quiser comer, mas saber aproveitar com moderação, sem exageros e tentando se aproximar ao máximo da dieta que já sigo há meses”, explica Ingrid.

DETOX

Outro método muito procurado para quem quer emagrecer a curto prazo é a dieta detox, que consiste em uma dieta líquida para auxiliar no emagrecimento e na desintoxicação do organismo. Para a nutricionista e proprietária de um restaurante de alimentação saudável, Valnira Martins, a estratégia é muito utilizada durante o final de ano. “O detox é muito eficaz para quem quer emagrecer ou desintoxicar o organismo a curto prazo, mas deve ser feito de forma equilibrada e com acompanhamento profissional”, afirma Valnira.

Quando se fala em detox, muitas pessoas remetem somente ao suco verde, mas para a nutricionista o método vai além das refeições líquidas e deve ser complementado com fibras e alimentos nutritivos. “Na dieta detox, há maior ingestão de frutas, vegetais e legumes, que são ricos em fibras, antioxidantes e minerais. Há diferentes receitas e métodos desta dieta e o mais indicado é que haja equilíbrio entre alimentos líquidos e mais consistentes, sempre em um curto intervalo de tempo entre as refeições”, explica a especialista.

FOCO

Além dos cuidados com o corpo, cuidar da mente também é essencial para ter um final de ano mais leve. Com todo o estresse e as preocupações do dia a dia, é comum que as pessoas cheguem ao último mês do ano mais cansadas e menos preocupadas com a saúde. Segundo a terapeuta Fernanda Gonela Perlatti, que trabalha com terapias corporais há mais de 20 anos e ayurveda há quatro, o segredo está no autoentendimento e no equilíbrio. “Durante o final do ano as pessoas buscam fazer um balanço de suas vidas e recorrem às terapias corporais, buscando autoentendimento e leveza para a mente”, afirma Fernanda.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria