Detox pós-ceia é a melhor opção para quem exagerou no Natal

Natal é sinônimo de gente feliz e mesa farta, afinal não faltam deliciosas opções na tradicional ceia em família. Com tanta comida gostosa fica difícil não cair em tentação, não é mesmo? Mas não precisa ficar com aquela sensação de arrependimento pós-ceia. Aposte em uma dieta detox, rica em sucos verdes, chás, saladas e sopas, além de hidratar o organismo, consumindo bastante água.

“O nosso corpo, com todas suas habilidades, naturalmente inicia o processo de desintoxicação necessária para que volte ao seu funcionamento normal. Mas, uma ajuda de super nutrientes sempre é bem-vinda e realiza uma desintoxicação efetiva”, afirma a nutricionista e supervisora comercial Daphne Tuthill Muniz, de Rio Preto.

“É importante consumir alimentos que participam deste processo de desintoxicação, como vitaminas e minerais encontrados em hortaliças, vegetais e frutas”, diz. A dica da especialista é incluir alguns desses alimentos nas principais refeições e lanches. “Minerais como zinco, selênio e cobre, além de vitaminas C e E são importantíssimos nos processos de desintoxicação do corpo”, explica.

Segundo a nutricionista, receitas compostas por alto teor de nutrientes, como vitaminas e minerais, têm suas vantagens no dia seguinte. Porém, para garantir um resultado efetivo, é necessário a constância de uma boa alimentação – equilibrada e que atenda às necessidades energéticas. “É o dia a dia que nos faz chegar a resultados duradouros. Da mesma forma que precisamos de uma alimentação equilibrada diariamente para desintoxicar, não é um dia de exagero que vai acabar com a saúde e metabolismo do corpo”, diz.

Mantenha o corpo hidratado

A água é uma importante aliada no pós ceia. “Por estar envolvida em todos os processos metabólicos do corpo, manter o corpo bem hidratado garante que a desintoxicação seja bem-sucedida”, diz a nutricionista. A recomendação é ingerir de 30 a 35ml por quilo (peso). “Se o seu peso hoje é 75 kg, seu consumo pode variar de 2.250 a 2.625 litros por dia”, orienta. O cálculo seria 75 x 30 = 2.250 ou 75 x 35 = 2.625.

Segundo Daphne, alguns chás possuem propriedades que estimulam a diminuição de retenção de líquido. É o caso do hibisco e cavalinha. “É recomendado o consumo moderado desses chás, que são diuréticos, com limite de 400ml por dia. É importante monitorar o consumo para que seu excesso não cause uma possível perda de minerais”, orienta. (Colaborou Emanuelle Cristina)

Sopa gelada de pepino

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 4 a 5 pepinos descascados e sem sementes
  • ½ cebola roxa
  • Suco de 1 limão
  • 1/3 xícara de chá de iogurte desnatado (pode ser sem lactose, em caso de intolerância)
  • ½ copo de água
  • Hortelã e salsa picados a gosto
  • Sal a gosto

Coloque no processador o alho, o pepino e a cebola. Junte o suco de limão, sal, ervas, água e pimenta. Bata por três minutos ou até que esteja tudo bem picado. Junte o iogurte e bata (boltão pulsar). Prove, ajuste os temperos e deixe descansar na geladeira por uma hora. Retire da geladeira e sirva em seguida.

 Fonte: Nutricionista Daphne Tuthill Muniz

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria