Detox pós-festas de fim de ano ajuda no retorno aos hábitos saudáveis

Alimentos de alto valor nutricional, água e atividades físicas são indicações de profissionais

Geral

2 de janeiro de 2022 – 0h05

(Foto: divulgação)

Durante as festas de fim de ano, as ceias se tornam parte integrante das comemorações, unindo famílias e amigos. As mesas ficam rodeadas de alegria e comunhão, mas também de pratos ricos em gorduras, embutidos e bebidas açucaradas. Segundo a nutricionista Nathália Muniz, esses alimentos se tornam muito prejudiciais quando consumidos em excesso e uma opção após os exageros é o detox. Para isso, alimentos de alto valor nutricional, água e atividades físicas são indicados.

“A destoxificação ocorre principalmente nas células hepáticas e intestinais (fígado apresenta 60% das enzimas de biotransformação e 20% estão nas mucosas intestinais). Esse processo pode ser definido como a capacidade de redução da toxicidade de uma ou mais substâncias presentes no organismo”, diz Nathália.

Detox pós-festas de fim de ano ajuda no retorno aos hábitos saudáveis
Nutricionistas Nathália Muniz e Diego Motta (Foto: Divulgação)

A nutricionista também explica que uma destoxificação bem orquestrada necessita de uma alimentação rica. “Uma alimentação com riqueza nutricional, leveza e densidade nutritiva, pode promover melhorias expressivas na saúde, como ganho de vitalidade e energia, melhorias na digestão e absorção de nutrientes, otimização do sistema imunológico, diminuição de dores articulares e também eliminação do acúmulo de líquidos (retenção hídrica). Detox de excelência é detox feito com ‘comida de verdade’”, pontua.

Os danos ao corpo, causados pelos excessos das festas do fim de ano, dependerão de alguns fatores, conforme analisa o nutricionista Diego Motta. “Vai depender das quantidades de alimentos e bebidas ingeridas, da perda de sono, além de outros fatores. Porém, na maioria das vezes, em poucos dias a pessoa eliminará esse ganho de peso, quando retornar com alimentação balanceada e com as atividades físicas”, explica.

Algumas das dicas do nutricionista para o dia seguinte às festas: tentar dormir bem; consumir bastante líquido, de preferência água de coco e sucos naturais para a reposição de sãos minerais; evitar medicações sem orientação, pois podem piorar o quadro.

Além disso, alguns alimentos são mais indicados para serem ingeridos durante esse processo de detox. “Após exagerar nas festas, volte para uma rotina normal no dia seguinte, com muita comida de verdade, principalmente frutas, verduras e legumes. Alimentos estes que devem fazer parte do seu cotidiano para uma vida longa e com saúde”, fala Nathália Muniz.

Detox pós-festas de fim de ano ajuda no retorno aos hábitos saudáveis
Empresária Soraya Alexim (Foto: arquivo pessoal)

A empresária Soraya Alexim conta que segue uma dieta com alimentação saudável, pratica atividades físicas, mas não abre mão de participar das ceias e comer normalmente. Já no dia seguinte, retoma a sua rotina. “Durante a semana eu procuro me controlar e seguir mais a dieta. Já durante a ceia de natal, ano novo, além de outros eventos e festas, eu não me privo não. Eu procuro ter uma disciplina maior nos dias anteriores, mas me permito comer o que tenho vontade nesses dias. E depois volto a minha alimentação e rotina normal”, diz.

Hidratação é essencial

Além de buscar se readequar à rotina, a nutricionista Nathália fala da grande importância de ingerir líquidos durante o processo de detox, pois podem ser bons aliados. “Os exageros podem ser revertidos com água, muita água; chás detoxificantes, como o chá de carqueja, boldo, funcho e dente de leão”, fala Nathália.

Independente da necessidade de não abrir mão do líquido durante o detox, o consumo de água é indispensável na rotina diária. E, segundo Diego Motta, é preciso ter atenção especial no verão. “As altas temperaturas, consumo de álcool, maior exposição solar fazem com que eliminemos líquidos de forma rápida, então a hidratação precisará para atender as necessidades vitais mais para reposição desse ‘gasto extra’, explica.

Nathália compartilha da mesma indicação e ainda completa. “ Naturalmente, o corpo elimina uma média de 2,6 litros de água por dia. Por isso, devemos consumir, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia. Sucos, chás, frutas naturais e outros alimentos também entram nessa contagem, mas é preciso que seja dado preferência ao consumo dessa quantidade na forma de líquidos e que seja água, sem interferência de outros componentes. Se tomamos sucos, além do líquido, também estamos ingerindo calorias, açúcares e, dependendo das suas restrições de saúde, a substituição da água pode carregar uma contraindicação”, detalha.

Atividade física

Detox pós-festas de fim de ano ajuda no retorno aos hábitos saudáveis
Professor de Educação Física e assessor esportivo, Marcos Almeida (Foto: arquivo pessoal)

Em paralelo à necessidade de uma alimentação balanceada, está a atividade física. O professor de Educação Física e assessor esportivo, Marcos Almeida, explica sobre a importância de se exercitar. “A atividade física se mostra muito importante em todas as fases do ano. Nesta época em que estamos, em especial, existem excessos na alimentação, fato natural para todos nós. Realizar, de forma regular, a atividade física é de grande valia, pois mantém o nosso metabolismo ligado. Além disso, é importante manter o compromisso do exercido no dia seguinte às festas, evitando ainda mais excessos”, fala.

Ele ainda conta que é preciso ter equilíbrio nas atividades. “O segredo é não se matar fazendo exercícios, sob nenhuma hipótese. E, sim, ter um melhor controle alimentar junto a exercícios que causem boas adaptações, gerando ganhos cardiovasculares e musculares dos músculos aparentes e não aparentes. Sempre digo diante da experiência de mais de 30 anos na área profissional: boas sensações são determinantes para continuar; e a frase muito conhecida e, por vezes, cultuada em demasia ‘no pain no gain’ não funciona para a grande maioria das pessoas que buscam saúde e boas sensações através do movimento”, finaliza.

Saiba como preparar duas receitas Detox indicadas pela nutricionista Nathália Muniz

• SUCO DETOX

– 150 ml de água

– ½ (meia) maçã

– ½ (meio) pepino

– 1 folha de couve

– 5 folhas de hortelã

– 1 rodela de gengibre

Bater tudo no liquidificador e está pronto.

• SUCHÁ DE HIBISCOS, CAVALINHA E UVA

– 1 colher de sopa de hibisco (flor desidratada)

– 1 colher de sopa de cavalinha (erva desidratada)

– 500 ml de água

– Raspa de casca de laranja

– 50 ml de suco de uva 100% integral (sem açúcar)

– Gelo a vontade

Coloque a água para ferver. Quando começar a borbulhar, desligue, coloque as ervas, tampe e deixe em infusão por 5 – 8 minutos. Coe, misture com o suco de uva, com as raspas de casca de laranja e deixe na geladeira. Sirva com bastante gelo e beba ao longo do dia.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria