Depois de celebrar as festas de fim de ano junto com a família e os amigos, está na hora de retomar as atividades do dia a dia. É comum que, durante os dias de folga, haja exageros em relação à alimentação e à ingestão de bebidas alcoólicas, que podem afetar o funcionamento do corpo durante esse período. Mas não se preocupe! Há maneiras de reverter essa situação e restabelecer o equilíbrio do organismo de forma gradual.
Segundo Luna Azevedo, nutricionista referência em alimentação plant-based, a desintoxicação do corpo já acontece naturalmente a partir do fígado, por meio da metabolização de toxinas ou moléculas estranhas ao organismo. Porém, alguns alimentos ricos em antioxidantes podem facilitar a eliminação das substâncias tóxicas do corpo. “Dessa forma, podemos usar intervenções ‘detox’ de curto prazo, projetadas para eliminar essas toxinas acumuladas no organismo, ajudando no funcionamento do corpo depois dos exageros das festas de fim de ano”, explica.
Porém, fazer um “detox” não é o mesmo que entrar em dietas restritivas, pelo contrário. Para a manutenção da saúde e bem-estar, é necessário que a alimentação seja equilibrada e que atenda as necessidades de cada indivíduo, relembra Luna.
“É muito comum que com o início do verão e a pressão estética pelo corpo da estação, as dietas restritivas com o objetivo de ‘compensar’ os excessos cometidos durante o ano venham à tona, porém reforço que esse não é o melhor caminho, pois além do corpo entrar em estresse metabólico, podem ocorrer danos psicológicos, favorecimento do “efeito sanfona”, diminuição do metabolismo basal e até desenvolvimento de transtornos alimentares, trazendo graves consequências para o organismo”, afirma.
Portanto, para começar o ano com o pé direito, o ideal é que uma consulta com um nutricionista seja agendada para a avaliação e montagem de um plano alimentar particular, respeitando as necessidades do corpo.
Dentro do plano, alguns alimentos são indispensáveis, como couve, que facilita a eliminação de toxinas; açafrão, que auxilia na ação enzimática; chá verde, que acelera as atividades do fígado; gengibre, cebola e alho, que são ricos em enxofre e reduzem os efeitos nocivos no fígado; frutas cítricas para combater os radicais livres; chia para limpar o organismo por meio das fezes; cereais integrais, por serem ricos em fibra e, é claro, água. “Não existe nada melhor para desintoxicar o corpo do que água, pois ela participa de todas as reações químicas do nosso corpo e é o condutor natural das reações metabólicas”, diz Luna.
Agora, entre os alimentos que devem ser evitados estão aqueles que promovem a inflamação do corpo. “Bebidas alcoólicas, alimentos açucarados, ricos em sódio e gorduras, embutidos, frituras e alimentos industrializados no geral”, enumera a nutricionista.
Se você deseja desintoxicar o corpo para começar o ano, acompanhe as receitas abaixo, recomendadas por Luna Azevedo. Ela destaca que sucos e shots são as melhores opções. “Neles podemos unir diversos ingredientes que possuem ação desintoxicante, auxiliando o fígado na sua função”, informa. Veja:
Suco verde
Ingredientes:
1 folha de couve higienizada – pode bater pra semana e congelar em cubos de gelo – usar 3 cubos e pode variar com salsinha ou rúcula
2 col. sopa de hortelã (variar com aipo ou pepino)
1 rodela de abacaxi (pode variar com maçã ou limão ou 1 fatia de melão ou melancia ou 6 morangos orgânicos ou 1 punhado de goji berry)
200ml de água
1 pedaço pequeno de gengibre
2 col. sobremesa de linhaça ou chia hidratadas (12h copo com água)
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes em um liquidificador.
Rendimento: 1 porção
Valor nutricional por porção: 80kcal / 2,5g PTN / 14g CHO/ 2g LIP
Sopa fria de cenoura e gengibre
Ingredientes:
3 cenouras em pedaços
1 unid média de batata doce OU inglesa em pedaços
1 cebola em pedaços
3 dentes de alho
1 L de água
salsinha, coentro, pimenta do reino e açafrão à gosto
1 colher de sobremesa (rasa) de gengibre em pó OU 1 pedaço picadinho
Modo de preparo:
Cozinhar as cenouras, batata, alhos e cebola no litro de água. Quando ficarem bem macias, bater o conteúdo cozido, juntamente com o caldo no liquidificador até formar um creme. No creme acrescente o gengibre e os temperos e bata mais um pouquinho. Deixe esfriar completamente (vale colocar na geladeira)
Sirva frio, (há pessoas que gostam de colocar um fio de azeite em cima da sopa já servida no prato.
Rendimento: 2 porções.
Valor nutricional por porção: 122kcal / 2,5g PTN / 28g CHO / 1g LIP / 7g FIBRAS
Shot de laranja, cenoura e açafrão
Ingredientes:
½ colher de chá de açafrão
½ cenoura
½ laranja
Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e beba.
Rendimento: 1 porção.
Valor nutricional: 53,67kcal/ 1,5 g PTN / 11,5g CHO / 0,2 g LIP