Diabetes: conheça 3 frutas que aumentam a glicose

Top Stories
Maquiagem caseira: conheça os truques para criar um kit completo em casa

Comer bem é um dos fatores para frear o crescimento de portadores da diabetes. A doença tem aumentado muito nos últimos anos e, médicos do mundo todo concordam que exercícios físicos somados ao consumo de alimentos naturais pode ajudar. Entretanto, nem toda fruta natural deve ser liberada, pois há contraindicações. Portanto, nesta quarta-feira (26) conheça 3 frutas que aumentam a glicose devem ser moderadas ou evitadas. 

A diabetes vem tendo um aumento contínuo devido a fatores como a obesidade. De acordo com os dados da Federação Internacional de Diabetes, somente em 2021, os casos aumentaram em 74 milhões.

Veja também: 4 frutas que soltam o intestino do bebê; conheça-as melhor

Ou seja, os cuidados com a doença e seus portadores devem dobrar, além de medidas para prevenir mais casos. Uma destas soluções é a alimentação saudável, separando frutas que os diabéticos podem comer e as frutas que aumentam a glicose. 

3 frutas que aumentam a glicose e merecem moderação

Frutas que aumentam a glicose/Fonte: Pixabay

Quando se trata de frutas na dieta de um portador de diabetes, as coisas podem ficar um pouco complicadas. Isso porque, em geral, elas possuem picos glicêmicos altos, enquanto os níveis de carboidratos são baixos.

A exemplo, pode-se falar da melancia, a qual pode ser liberada a estes pacientes, mas com certa moderação, afinal, não vale querer comer a fruta inteira. Vale ressaltar que o contrário também ocorre. Veja quais são os frutos proibidos. 

1 – banana: merecendo o primeiro lugar entre as frutas que aumentam a glicose, ela é a fruta que mais contém picos glicêmicos. O ideal é consumir uma unidade média com alimentos fibrosos como aveia, por exemplo. Outra dica é comê-la antes de treinar, pois o exercício vai liberar os carboidratos.

Confira ainda: 5 frutas que ajudam a emagrecer; veja seus nutrientes e vitaminas

2 – melão: assim como a melancia, ele contém uma boa quantidade de água em sua composição. Desta forma, seu índice de glicose é alto. No entanto, em porções menores, não faz mal. Assim, deve-se comer apenas uma fatia por dia após as refeições, desde que elas não tenham tido outros carboidratos. 

3 – manga: seu alto índice glicêmico pode ser prejudicial se consumida inteira por quem tem diabetes. Entretanto, estar entre as frutas que aumentam a glicose não impede seu consumo. Contudo, pode-se comer apenas alguns pedaços com a companhia de fibras como a chia, linhaça ou aveia. 

Para ajudar a permissão destas frutas que aumentam a glicose, é necessário balancear a alimentação com fibras e alimentos oleaginosos como as nozes e castanhas. Além do mais, atenção às quantidades sempre será um requisito para a liberação da ingestão delas. 

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria