Dieta de Haaland tem bastante fígado bovino; quais benefícios da carne? – 12/10/2022

Artilheiro dentro de campo pelo Manchester City, Haaland possui uma dieta regrada e inspirada em Cristiano Ronaldo. No documentário “Haaland: The Big Decision”, o atacante norueguês conta que consome muito fígado, além do coração de boi.

“Vocês não comem isso [fígado e coração], mas eu me preocupo em cuidar do meu corpo. Acho que comer comida de qualidade, o mais local possível, é o mais importante. As pessoas dizem que a carne é ruim para você, mas qual? A carne que você compra no McDonald’s? Ou a vaca local comendo grama bem ali? Eu como o coração e o fígado”, afirmou.

A dieta de Haaland não se baseia somente em carne. O jogador usa um sistema complexo para filtrar sua água e gosta de tomar luz do sol assim que acorda.

Embora muita gente torça o nariz, saiba que essas carnes são muito nutritivas, baratas e fáceis de preparar. Para se ter ideia, um bife de fígado de 100 gramas pode suprir em 51% a necessidade diária de proteína e quase 70% a de ferro. Abaixo, veja o benefício de cada uma delas.

Quais benefícios do fígado?

É um dos alimentos de origem animal mais ricos em nutrientes e de alto valor biológico, o que significa que é absorvido pelo organismo mais facilmente. Ele é fonte de vitaminas A, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, riboflavina, selênio, ferro, cobre e zinco.

Esses nutrientes dão energia e ajudam no controle do estresse e as vitaminas B12, B6 e ácido fólico auxiliam na redução do risco de infarto. Já a vitamina C e o zinco são substâncias antioxidantes que reduzem o risco de câncer e previnem o envelhecimento precoce.

O bife de fígado, inclusive, costuma ser muito indicado para as crianças, já que seus nutrientes são fundamentais para um crescimento saudável e também para combater a anemia por deficiência de ferro. Aliás, segunda as especialistas ouvidas por VivaBem, ele tem a maior quantidade de ferro absorvível que qualquer porção de outro alimento.

As quantidades de vitamina A também surpreendem. De acordo com Natália Pinheiro de Castro, nutricionista e doutora em ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e membro no NutS – Nutrition Science, 100 g de fígado fornece mais vitamina A do que a necessidade diária. “Esta vitamina é essencial para a manutenção do sistema imunológico, visão, reprodução e comunicação celular, além de participar do crescimento e diferenciação celulares, exercendo função crítica para a manutenção dos órgãos vitais”, diz.

Outro mineral bastante abundante no fígado é o cobre, que faz parte de enzimas centrais para a produção de energia, metabolismo do ferro, síntese de tecido conectivo e síntese de neurotransmissores.

Sendo assim, o consumo moderado, dentro de uma dieta equilibrada, pode suprir algumas necessidades nutricionais importantes e de forma mais eficaz que alguns suplementos disponíveis na farmácia. Mas fique atento: o bife de fígado bovino também possui muito colesterol, por isso deve ser consumido de forma moderada.

* Com informações de reportagem publicada em 19/04/2021.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria