Dieta detox pode ser feita por até 14 dias

Promessas de emagrecimento de até cinco quilos em 14 dias são publicadas constantemente em revistas, sites e redes sociais. Quem leva o mérito é a dieta detox – protagonista entre as receitas emagrecedoras – e que ganhou a atenção de famosos e anônimos.

Diante de tanta expectativa sobre o efeito da detox, é importante saber qual a verdadeira finalidade da dieta. A nutricionista do Hapvida, Tatyana Machado, dá o direcionamento para quem pretende seguir o regime.

“A dieta detox é voltada para a limpeza do organismo e não para a perda de peso. Toxinas e alérgenos são tirados da alimentação para melhorar o funcionamento do fígado, rins e intestino e assim haver uma melhora geral do corpo”.

Na dieta detox, tudo tem que ser orgânico, não pode entrar nada com agrotóxicos
(Foto: Reprodução)

Em alerta
Sobre o emagrecimento proporcionado pela dieta, a especialista conta não haver estudos que comprovem as informações das publicações na mídia e alerta para o tempo que a detox deve ser feita.

“O tempo máximo que a gente estipula é de 14 dias, porque é uma dieta muito restrita. Para se ter noção as calorias da detox são em torno de 800 a mil e caso a dieta seja estendida pode causar problemas hepáticos e renais. A perda de peso não é descartada, mas em alguns pacientes isso não acontece, por exemplo, tem paciente que perde medidas e não perde peso. Muitos também relatam uma melhora do desinchaço”, esclarece.

Ainda de acordo com Tatyana Machado, a maioria das pessoas podem fazer a dieta detox – a não ser que tenha algum distúrbio renal ou hepático – “mas com os exames normais e em dias, é possível fazer”, orienta.

Tome nota
A especialista indica que os sucos e chás diuréticos (de hibisco, oliveira e gengibre) devem ser consumidos nos intervalos dos lanches, além de ressaltar a importância da origem dos alimentos. “Tudo tem que ser orgânico, não pode entrar nada com agrotóxicos. Também não entra carne vermelha, soja, lactose, glúten e os peixes têm que ser do tipo magro, como merluza ou pescada branca. Na dieta também são usadas fibras, chia e linhaça”, lista.

Receita de suco detox
1/2 de folha de couve manteiga (crua)
1 fatia de melão
1 copo de suco de laranja (sem açúcar)
1/2 colher de sobremesa de suco de limão
1/2 colher de sobremesa de salsinha

Modo de preparo:
Higienize os vegetais e bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria