Dieta no São João? Aprenda receita de canjica fit com apenas cinco ingredientes

No mês de junho é comemorado uma das festas típicas mais populares do Brasil: o famoso São João. O evento, que faz parte da cultura do país, é conhecido pela quadrilha, pelo forró e pelas tentações gastronômicas.

Canjica, pamonha, milho cozido, munguzá, paçoca, arroz doce, pé de moleque, cocada, quentão e amendoim cozido. São tantas alternativas que fica difícil escolher o que comer neste período.

Mas como aproveitar todas essas delícias que a época pede sem exageros e sem sair da dieta? Assim como na alimentação do dia-a-dia, nas festas juninas não é necessário restringir os alimentos, deixar de comê-los. O que precisa ser feito é o consumo com moderação.

Segundo a nutricionista Carolina Dias, fundadora da clínica Carolina Dias e do programa Mereço+, a dica é manter as refeições equilibradas no dia a dia e deixar para comer os alimentos mais calóricos somente na hora das festas.

“Antes de sair de casa, o ideal é fazer uma refeição dentro da dieta. Assim, a fome ficará mais controlada. Na rua ou casa de amigos e familiares, em vez de comer uma porção de cada doce ou salgado, monte um prato com um pouco de cada alimento, mas tente não repetir. Se mesmo assim não resistir às tentações, não se sinta culpado nem desista do controle. No dia seguinte volte ao seu cardápio normal e pode fazer uso de chás detox ou para desinchar. Um dia isolado de excesso não leva ao aumento de peso”, comentou a especialista.

Preparando a mesa

Caso você decida preparar alguma comida típica, existem algumas dicas na hora do preparo para minimizar as calorias e deixar os pratos mais saudáveis. Trocar alguns ingredientes por outros é uma boa opção.

“Podemos substituir o leite integral usado nas receitas por leite vegetal ou, no último caso, leite desnatado. O açúcar será substituído por adoçantes naturais como xilitol ou Stevia e a manteiga por manteiga Ghee”, instrui Carolina Dias.

O programa Mereço+, voltado para o emagrecimento saudável, é focado na mudança de consciência do paciente através de estratégias nutricionais personalizadas, além de procedimentos de estética avançada.

Por isso, Carolina preparou um E-book com receitas fit do cardápio junino para ajudar os pacientes na escolha certa das comidas. O cardápio está disponível na internet.

Confira abaixo a receita do Canjica Fit criado por Carol:

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de leite desnatado
  • 4 espigas médias de milho ou 2 latas de milho
  • 4 colheres de sopa de xilitol
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Preparo

  1. Debulhe o milho.
  2. Bata com leite no liquidificador até ficar uma mistura homogênea.
  3. Depois de coar tudo, coloque em uma panela e leve ao fogo até virar um mingau cremoso.
  4. Coloque em um recipiente para esfriar e polvilhe com a canela.
  5. Sirva como preferir: morno ou gelado.

Dica

  • Teste a quantidade de açúcar aos poucos. Vai depender do açúcar escolhido (mascavo, xylitol, adoçante, de coco, etc).

Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria