Dietas milagrosas: por que são prejudiciais?

 A lista de dietas milagrosas que prometem perda de peso é longa. Com o bom tempo, há muitas pessoas que querem perder uns quilos para usar fato de banho ou biquíni. Existem dietas ruins e dietas boas para perder peso? Quais são os mais arriscados? E quais são os mais aconselháveis ​​para emagrecer com saúde?

Atualmente, existem centenas de milhares de dietas , entendidas como padrões alimentares e não como “planos de emagrecimento”, que podem ser saudáveis, nutritivos e completos e também podem auxiliar na perda de gordura se acompanhados de exercícios físicos .


–Continua depois da publicidade–

Por esse motivo, não podemos classificar as dietas como boas ou ruins com base em sua característica principal, pois sua qualidade é determinada pelas escolhas alimentares diárias .

Por exemplo, você pode fazer uma abordagem de jejum intermitente em uma dieta mal planejada, rica em produtos não saudáveis, açúcares, etc.; ou jejum intermitente com uma alimentação completa, bem planejada e saudável.

PISTAS PARA RECONHECER UMA DIETA MILAGROSA

Dito isto, é aconselhável evitar “dietas milagrosas ou esgotadas” . Aqui estão algumas pistas para reconhecê-los:

  • Dietas que priorizam a perda de peso antes da saúde
  • Dietas muito ricas em proteína animal como nutriente principal e pobres em nutrientes essenciais: como a dieta proteica ou a dieta Dukan .
  • Dietas baseadas em substitutos de refeição , suplementos, shakes ou “detox”.
  • Dietas que proíbem uma lista de alimentos.
  • Dietas que prometem resultados garantidos e rápidos.
  • Dietas sem qualquer evidência científica: a dieta do pH, a dieta do grupo sanguíneo…
  • Dietas anunciadas por celebridades .

POR QUE AS DIETAS MILAGROSAS SÃO PREJUDICIAIS?

A maioria dessas dietas não funciona e também são prejudiciais à saúde pelos seguintes motivos:


–Continua depois da publicidade–

  • Eles são muito restritivos e incompletos . Eles são baseados em listas de alimentos proibidos, ou no racionamento e controle de tudo o que você come.
  • Eles não podem ser mantidos a longo prazo . Você está ansioso para que eles terminem ou os vê como um período com uma “data de expiração”. Uma boa alimentação realmente serve para estabelecer hábitos para a vida, não ficar com ela por 3-6 meses e depois voltar à sua rotina anterior.
  • Não ensinam a comer , não educam sobre saúde.
  • Eles fazem você perder vitalidade e energia . Eles muitas vezes carecem de vitaminas e minerais, ou cortam tantas calorias que fazem você se sentir cansado, ter menos desempenho físico e mental…
  • Eles são perigosos em um nível mental . Eles causam ansiedade, uma sensação de fome constante, obsessão com o que você come e fazem você pensar constantemente sobre isso. Isso pode levar a relacionamentos perigosos com a comida.
  • Eles fazem você perder alguns quilos muito rapidamente e então você estagna . Isso ocorre porque no início o corpo responde rapidamente, você perde muita água e gordura e dá uma falsa sensação de motivação. Aí logo você vê que estagna ou perde peso muito devagar fazendo a mesma coisa, perde a motivação e desiste.
  • efeito rebote . Dietas mal planejadas têm uma taxa de falha de quase 100%. Isso ocorre porque você desiste e recuperando hábitos anteriores recupera todo o peso perdido e ainda mais do que tinha no ponto de partida.
  • Eles prejudicam seu metabolismo , especialmente se você os faz com frequência, está constantemente em dieta ou vai a “uma operação de biquíni por ano”. Então é possível que eles trabalhem cada vez menos para você ou que, comendo o mesmo, você não perca gordura ou até ganhe quilos mais rápido.

AS DIETAS MILAGROSAS MAIS POPULARES… E PREJUDICIAIS

Alguns exemplos das dietas mais famosas ou famosas da atualidade , sem nenhuma comprovação científica e que também podem ser prejudiciais à saúde são:

DIETA PH

Tornou-se popular uma dieta que diferencia os alimentos de acordo com seu pH supostamente mais ácido ou alcalino , indicando que isso é fundamental na prevenção de doenças e na perda de gordura, pois modificam nosso próprio pH.

Não há um único estudo que respalde esse tipo de dieta , além de ter restrições muito fortes que são inúteis, e complicam a alimentação da pessoa.

DIETA DISSOCIADA

Este padrão propõe que os nutrientes não devem ser misturados uns com os outros : se você comer carboidratos do arroz em uma refeição, você não pode misturá-los com proteínas, por exemplo, de peixe… e assim por diante em cada refeição.

Além de fazer zero sentido , é impossível seguir uma dieta completa com restrições tão complexas e absurdas.

DIETAS BASEADAS EM SUBSTITUTOS DE REFEIÇÃO OU SHAKES

Eles propõem substituir a comida de verdade por preparações comerciais muito caras e pouco saudáveis ​​que são vendidas como saciantes, nutritivas e a opção perfeita para fazer uma “refeição” e perder gordura.

Eles são perigosos, carentes de nutrientes , não ensinam a comer e, além disso, proíbem você de comer comida de verdade em troca de pílulas/sachês/shakes.

DIETA DUKAN E AFINS

É uma das que teve maior impacto social há alguns anos. Propõe que você pode tomar toda a proteína animal que quiser sem limite (quantidade sem carne em uma refeição…), enquanto proíbe temporariamente você de enormes listas de alimentos que contêm carboidratos.


–Continua depois da publicidade–

Além de ser complicado e pouco nutritivo, tem causado problemas hepáticos e renais e deficiências nutricionais em mais de uma pessoa.

DIETAS COM LISTAS DE ALIMENTOS PROIBIDOS E PERMITIDOS

Não é tanto uma dieta, mas é muito comum encontrar planos alimentares acompanhados de listas de alimentos que são permitidos diariamente, ocasionalmente ou proibidos .

Também é comum que tenham listas de frutas permitidas ou proibidas (onde sempre aparecem bananas e uvas). É preciso ficar longe de dietas com essa abordagem, pois além de serem impossíveis de manter, costumam retirar alimentos saudáveis ​​em troca de outros menos saudáveis ​​como frios, biscoitos Maria…

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!


–Continua depois da publicidade–

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria