Especialistas ensinam a reconhecer os perigos das dietas ‘milagrosas’

Emagrecer é uma resolução muito popular nas listas de ano novo. Por isso, é importante relembrar que as dietas rápidas e ‘milagrosas, estão associadas a riscos, alguns muito graves. Felizmente, a British Dietetic Association, associação profissional e sindicato de nutricionistas, no Reino Unido, criou um guia que vai ajudar a identificar os aspetos mais perigosos das dietas. 

Leia Também: Se quiser fazer dieta em 2023, fique longe destes alimentos

Os nutricionistas dizem que as dietas com a palavra ‘detox’ devem ser eliminadas. O mesmo com as que só incluem um tipo de alimento, como repolho, e prometem uma perda de peso grande e muito rápida. 

Também não são recomendadas dietas que prometem queimar a gordura graças ao consumo de alimentos como toranja e chá verde. 

Outro aspeto que motiva alerta, diz o jornal DailyMail, citando os especialistas, são as dietas que exigem a substituição de alimentos normais por suplementos ou outros ingredientes mais caros. 

No geral, o melhor é evitar completamente todas as dietas que oferecem uma solução rápida e não obrigam a mudanças no estilo de vida, já que podem ser muito prejudiciais e pouco eficazes.

Por exemplo, em algumas pessoas, estas dietas rápidas podem causar distúrbios alimentares, entre outros problemas de saúde física e mental. São também uma forma de criar uma relação pouco saudável com a comida. 

Os especialistas relembram ainda que, no geral, uma dieta saudável baseia-se no consumo de vegetais, fruta, frutos secos, sementes e grãos integrais, assim como na redução de alimentos processados e com muita gordura. 

Leia Também: Nova aplicação diz-lhe se está a comer frutas e vegetais suficientes

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria