Exagerei nas festas e agora?

Se você exagerou na comilança nas festas do final de ano, agora é o momento de dar uma trégua para o corpo e otimizar o trabalho dos órgãos digestivos fazendo um DETOX.

O QUE É DETOX?

Em português, a tradução significa “desintoxicação”, e se caracteriza por um processo metabólico natural do corpo de eliminação de toxinas, substâncias que não são benéficas ao nosso organismo.

As toxinas são encontradas nos medicamentos, em alimentos industrializados através dos conservantes, corantes, gordura trans, nos agrotóxicos contidos em vegetais, frutas e verduras inorgânicas, na poluição, cosméticos e produtos de limpeza que apresentam na composição metais pesados. Todos esses itens são desfavoráveis à saúde.

O fígado, os músculos e as células de gordura são locais que servem de armazenamento e, por meio da desintoxicação, é possível remover as toxinas.

O processo de desintoxicação corporal funciona perfeitamente quando nosso corpo está em equilíbrio, quando a alimentação está saudável e não há contato excessivo com substâncias tóxicas.

QUANDO FAZER DIETA DETOX?

A alimentação detox é indicada para pessoas que consomem alimentos industrializados, excesso de açúcares, excesso de gorduras, uso abusivo de álcool, e para pessoas que vivem em lugares com estresse, poluição e que fumam.

Pode ser feita quando exageramos por um determinado período de tempo, como viagens e festas de fim de ano, para realmente fazer uma “faxina” no organismo auxiliando a limpeza do corpo de maneira saudável.

Geralmente ela é prescrita pelo nutricionista por 7 dias seguidos.

A desintoxicação é focada em alimentos antioxidantes para melhora do organismo como um todo, como nessa dieta existe restrição de vários alimentos prejudiciais à saúde a perda a perda de peso ocorre naturalmente, mas não é uma obrigação perder peso na dieta detox ok?

Dicas para melhorar o trabalho dos intestinos e rins:

  • Aumente o consumo de água, chás e sucos: água de coco; suco de abacaxi com hortelã; sucos verdes com maçã, aipo, gengibre e couve; chás de ervas como cavalinha, hibisco e capim limão.
  • Beba mais chás diuréticos naturais como: dente de leão, cavalinha, hibisco e erva doce.
  • Aumente o consumo de fibras para auxiliar o funcionamento intestinal: Psyllium, farinha de maracujá, farinha de banana verde e linhaça.
  • Prefira ingerir alimentos com maior teor de líquidos na composição: alface, abacaxi, melancia, abobrinha e pepino.

Nutricionista Dra. Carolina Crozeta

Site: www.carolcrozeta.com

E- mail: [email protected]

Instagram: @nutricionistacarolcrozeta

Agendamentos Whatsapp (41) 99932-0086



Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria