Janeiro é mês de carambola, jaca, marmelo e pitaya, frutas contra diabetes e colesterol

Comprar frutas da estação garante um ‘refresco’ no bolso porque a abundância, por si só, já derruba os preços. E as frutas sazonais também são produzidas sem custos adicionais, como a irrigação, por exemplo. E janeiro é mês de abacates, de abacaxi havaí, figo, goiaba, laranja pera, limão taiti, mamão formosa, manga palmer, maracujá, nectarina e pêssego. E todas elas são coadjuvantes na manutenção da saúde e da beleza. 

Segundo a Ceagesp, maior central atacadista de alimentos in natura da América Latina, figo, abacate, abacaxi e maracujá fazem bem ao coração. Já a goiaba é benéfica à saúde dos olhos, enquanto a jaca e o limão fortalecem o sistema imunológico.

A manga contém antioxidantes que retardam o envelhecimento celular e o mamão ajuda no combate à fadiga.  A nectarina fornece nutrientes importantes para as grávidas e o pêssego fortalece ossos e dentes, além de ajudar na perda de peso.

Mas, neste mês também há abundância de frutas menos badaladas nas feiras e supermercados, porém, muito úteis no cardápio, seja pela diversidade de sabores, cores e aromas, ou pela importância nutricional.

Esse é o caso da carambola, que é fonte de ácido fólico e possui antioxidantes que melhoram a pele. O cupuaçu fornece energia, auxilia na perda de peso e eliminação de gordura. Já as folhas da graviola são eficazes contra células cancerosas.

Ingrediente do mais popular dentre os doces brasileiros durante o período do Brasil Colônia, o marmelo tem sabor único e ajuda a controlar o colesterol. Janeiro também é mês de pinha, que previne contra a asma, e da pitaya, eficaz no combate à diabetes e na melhoria do metabolismo.

Vitaminas e fibras
Janeiro também é mês de legumes sazonais. Ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, berinjela japonesa, beterraba, jiló, pimentão verde, quiabo e tomate salada estão na melhor época para o consumo.

Verão, detox e…
O verão é uma época desfavorável às verduras devido ao calor e as chuvas fortes. Mas, elas não podem falta na dieta. Neste mês, o destaque é o alface, que previne problemas cardiovasculares, é um detox natural e melhora a saúde dos ossos.

…coração saudável
Além dele, há abundância de gengibre, com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, e salsa, que é rica em vitaminas, cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro.

Três opções de…
Neste mês, existem três espécies de peixes que estão na melhor época para consumo, segundo a Ceagesp. São eles: bonito, cambeva, palombeta e papa-terra. O bonito não tem muita saída no mercado, mas sua carne é excelente, e a palombeta é comum nos mares do Sudeste, principalmente em baías e estuários. Já o papa-terra tem a boca voltada para baixo, por isso seu nome.

…peixes baratos
Números pouco confiáveis do Ministério da Agricultura indicam que o brasileiro consume, em média, 14 kg de peixe por ano, volume abaixo média mundial, de 20 kg, mas superior ao indicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 12 kg.

Filosofia do campo:
“Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora…”, Rubem Alves (1933/2014), escritor mineiro.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria