Maio Amarelo: A arte usada para conscientizar sobre segurança no trânsito

São cerca de 20 minutos num palco improvisado junto à plateia. O público varia conforme o local da apresentação. Em cena, os atores Prettu Nascimento, Luiz Valotta e Lívia Gabrielli trabalham conceitos que ajudam a entender o que representa o trânsito. O espetáculo encenado pelo grupo de teatro Cena Um faz parte da programação da Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde no Maio Amarelo.

Nesta terça-feira (17) o grupo fez três apresentações: duas na Escola Militar Tiradentes e na Escola Márcio Shabat. Até 30 de maio, o Cena Um ainda fará apresentações em escolas, em espaço aberto e na Prefeitura Municipal (ver programação abaixo).

A diretora do grupo teatral, Sonia Silva, a mensagem repassada em apresentações como as que vão acontecer ao longo do Maio Amarelo buscam alcançar pessoas de várias idades, em especial as crianças e adolescentes. “É importante as crianças aprenderem isso desde cedo, pois é um processo. E no futuro teremos cidadãos conscientes com relação ao trânsito e tantas outras coisas que a gente necessita. Daí a insistência em trabalhar com o público infantil”, ressalta.

O ator Prettu Nascimento reforçou o conceito de envolvimento do grupo teatral com a comunidade. O artista diz que a parceria com a Prefeitura Municipal, para abordar um tema importante para a realidade dos luverdenses, é essencial. “O número de acidentes de trânsito tem crescido. E por meio do teatro, como a gente sabe fazer, comunicar por meio da arte, de uma forma lúdica e divertida, mas que faz pensar. Acho que o nosso compromisso aqui, fazendo parte do Maio Amarelo, é esse: comunicar sobre segurança no trânsito de uma maneira leve, mas ao mesmo tempo, que comunique de forma incisiva também”, destacou Nascimento.

Mais em Lucas do Rio Verde:

Divulgação

Intervenções artísticas

Além das apresentações teatrais, os luverdenses que circularem pelo centro da cidade nos dias 20 e 21 de maio poderão acompanhar algumas intervenções artísticas nas faixas de pedestres na área central.

“Fizemos uma parceria com a Escola Leite de Pedras, de Cuiabá, eles vão estar conosco no município com pernas de pau, bonecos gigantes, enfim, e nós vamos ‘brincar de falar sério’, esse é o nome do nosso espetáculo e essa é a proposta da Cia de Teatro Cena Um, falar de uma coisa extremamente séria que é o comprometimento que cada um precisa ter com relação ao trânsito”, explicou a diretora teatral Sonia Silva.

Apresentações

De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança e Trânsito, várias escolas luverdenses tiveram apresentações agendadas. O supervisor de trânsito, Paulo Nunes, lamentou não poder atender todas as escolas para fazer o trabalho de orientação e conscientização.

“O Mês do Maio Amarelo é trabalhado a questão de educação e prevenção de mortes no trânsito. Em Lucas estamos fazendo eventos nas escolas, intervenções nos semáforos, em vias de maior movimento, também através de trabalhos artísticos”, informou Nunes.

Além das intervenções artísticas, haverá ainda a realização de blitze e abordagem em bares no período noturno. Neste último item, a preocupação é orientar e evitar que motoristas que consumam bebida alcoólica assumam a direção de veículos colocando a segurança no trânsito em risco.

“E mesmo assim, com as ações da Guarda Municipal e Polícia Militar, percebemos que o índice de acidentes é muito elevado. Tivemos no final de semana mais uma morte no trânsito. E muitas vezes a gente vê que a irresponsabilidade de motoristas é bem maior que o número de veículos transitando”, lamentou o supervisor.

Uso de celular

Paulo Nunes alerta que ainda que há comportamentos que parecem simples, mas que colocam em risco a segurança das pessoas. O uso de celular durante a condução de veículos, por exemplo, pode provocar acidentes. “Pessoas que dirigem olhando celular, que dirigem embriagadas, enfim, são coisas que a gente tenta passar pra sociedade e pedir a colaboração também, porque o trânsito somos todos nós”, finaliza.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria