Nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre as dietas de início de ano

Uso de medicamentos e as dietas restritivas como os jejuns intermitentes podem causar doenças como anemia e infartos, além do enfraquecimento do sistema imunológico

Por Governo do Pará (SECOM)

09/01/2023 17h35

No início de cada ano novo, diversas promessas de mudanças são feitas para o calendário vigente. E quase sempre, estas incluem a perda de peso. E, de fato, este pode ser um momento de muita motivação para incluir no dia a dia hábitos saudáveis. No entanto, a busca para eliminar os quilos extras, principalmente, os que foram adquiridos nas festas de final de ano, pode se tornar um problema quando não é feita com orientações de um profissional de saúde.

A nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí, Ângela dos Prazeres, faz um alerta à população que tem como objetivo para 2023, seguir com mudanças para perder peso. “Fazer uma dieta por conta própria pode acarretar a vários problemas de saúde como, perda de massa muscular, anemia, queda de cabelo, irritabilidade, cansaço, tontura, dificuldade para dormir, deficiência nutricional severa e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros sintomas”, observa.

Nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre as dietas de início de anoPlanejamento – As dietas restritivas, as chamadas milagrosas, fazem com que as pessoas desistam muito rapidamente dessas soluções. Por isso, é preciso planejar. “Para iniciar um planejamento alimentar é muito importante considerar fatores como rotina, metas e objetivos. Criar um cardápio semanal e pensar como dividir as refeições durante o dia da melhor forma conforme sua disponibilidade”, disse Ângela.

A profissional orienta que durante as compras de supermercado, é importante dar preferência aos alimentos mais saudáveis e in natura como os cereais, frutas, verduras, legumes e proteínas de origem animal e vegetal. 

Detox – No primeiro momento, para eliminar o que foi adquirido no final de ano, a nutricionista também dá dicas. “É bom optar sempre por alimentos in natura.  Beber bastante água, evitar o consumo de alimentos processados que vai ajudar o corpo a manter a boa forma e fazer esse processo de desintoxicação”.     

Riscos – Quando o assunto é emagrecimento, as pessoas também costumam associar as dietas com medicamentos. O que também pode ser um risco sem orientação de um profissional. “Os principais riscos dos remédios emagrecedores são: derrame cerebral, falência dos rins, infarto, dependência química, depressão, degeneração das células cerebrais, entre outros”, destaca.

Atualmente, muitos estão apostando em jejuns intermitentes. A estratégia alimentar que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação se tornou uma febre que conquistou a internet e as academias. No entanto, ela também esconde perigos à saúde.

“O jejum intermitente é uma dieta que consiste em restrição de alimentos sólidos entre 16 e 24 horas seguidas, apenas ingerindo líquidos, como água, chás e café sem adição de açúcar ou adoçantes. É um tipo de jejum que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a agilidade mental, previne o envelhecimento precoce e aumenta a queima de gordura corporal”, explicou Ângela.  

No entanto, a nutri adverte: “Dieta como jejum intermitente feita por conta própria, pode trazer sérios riscos à saúde, como, ausência de nutrientes a longo prazo, constipação, osteoporose, anemia, desidratação e constipação intestinal. Esta dieta é indicada para pessoas que já seguem uma dieta equilibrada e com baixa ingestão de carboidratos há um bom tempo”, destacou.  

“É recomendado que procure sempre uma orientação médica ou de um nutricionista para avaliar o melhor método de acordo com objetivo e tolerância de cada um”, reforçou a nutricionista da unidade.

Serviço – O serviço de nutrição da Policlínica Lago de Tucuruí, é totalmente gratuito, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, não é porta-aberta. A especialidade é ofertada de forma agendada, através da regulação Estadual. “Diariamente, a nutrição atende os pacientes de caso clínico, e pacientes em tratamento em diálise, com plano personalizado atendendo conforme a necessidade e patologias de cada paciente de forma individualizada”, explicou Louhanna Silva, diretora Executiva da unidade.

Nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre as dietas de início de anoA Poli Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A unidade vem preencher uma lacuna no atendimento especializado de anos, defendidos pelos os paraenses dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Texto: Roberta Paraense

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria