O impacto da alimentação na saúde física e mental

Dietas restritivas funcionam? E o famoso detox alimentar? Esse foi o tema do Faz Sentido, que foi ao ar em 25 de dezembro. A apresentadora e jornalista Fabiana Sparremberger recebeu a nutricionista Media Filipini Figueiras para conversar a respeito do assunto.

Consciência

Fabiana – Em geral, as pessoas têm buscado manter uma alimentação mais saudável?

Media – Felizmente, as pessoas passaram a selecionar melhor o que vão ingerir. Muitas passaram a entender que a saúde mental está relacionada à alimentação saudável. Esse entendimento também aumentou por conta da pandemia da Covid-19, a qual alertou para a necessidade do cuidado da saúde como um todo.

Fabiana – Como o alimento influencia na saúde mental?

Media – A alimentação equilibrada auxilia na produção do hormônio serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor e bem-estar e que, portanto, diminui a ansiedade. E, como existem alimentos importantes para esse processo, é importante buscar um nutricionista para saber quais são eles.

Fabiana – Comer quando está triste, feliz ou mal-humorado… Isso pode ser uma espécie de fuga?

Media – Sim, cada ser humano tem um jeito específico de encarar os problemas da vida. Podem se jogar na bebida, no cigarro, nas drogas ou até mesmo no trabalho. Outros vão para a questão da comida, visto que acreditam que nela existe uma maneira de compensação. A busca por determinado alimento pode gerar o sentimento de conforto e muitas vezes, determinadas refeições têm uma memória afetiva para muitas pessoas.

Fabiana – Quanto às dietas restritivas, elas funcionam mesmo ou são prejudiciais?

Media – Tem muita publicidade em relação a esses regimes milagrosos. Mas a que custo vale a pena perder 10 quilos em dois meses? Dietas restritivas, no geral, podem ocasionar várias complicações para a saúde. A mais problemática é a dieta de exclusão total de carboidratos. Nosso organismo depende da glicose como fonte de energia. Então, é muito prejudicial cortar o carboidrato totalmente.

Composição dos alimentos

Fabiana – Ler os rótulos e observar a composição dos alimentos é importante?

Media – É muito importante ler os rótulos dos alimentos. É preciso prestar atenção nos componentes, principalmente dos industrializados. Observe sempre a quantidade de gordura saturada e açúcar. Vale lembrar que nem todo alimento diet é sem açúcar. A palavra “diet” quer dizer que ele não contém alguma substância, que pode ser gordura, sódio ou sacarose, entre outros.

Fabiana – Como funciona a desintoxicação alimentar?

Media – Como estamos muito reféns dos industrializados, é necessário realizar a proposta alimentar do detox. Seria uma dieta baseada em grãos, verduras, como beterraba, rabanete, alface roxa, frutas, por exemplo, maçã e morango. E precisam ser orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos, ou com um teor mínimo do produto. Também é preciso excluir as carnes, visto que, geralmente, os animais são tratados com antibióticos e hormônios. Já os ovos de galinha podem ser incluídos se forem os conhecidos como “caipiras”.

Fabiana – Qual é o período recomendado para fazer a desintoxicação?

Media – O ideal é fazer entre 14 a 20 dias, duas vezes ao ano, mas sempre com o acompanhamento de uma nutricionista. O profissional vai ajudar a pessoa a escolher a alimentação correta, bem como as quantidades recomendadas para que o processo não prejudique a saúde.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria