O que acontece com o corpo quando você come pepino com frequência?

O pepino é um vegetal que costuma ser subestimado pelas pessoas, quando na verdade ele deveria ser incluso em uma dieta diária, pois é demasiadamente nutritivo e possui baixíssimas calorias. Em 100 gramas de pepino existem apenas 16 Kcal.

Veja também: Como fazer água detox de limão e pepino? Veja a receita passo a passo

O vegetal é rico em água, antioxidantes e minerais, o que significa que ele concede inúmeros benefícios para a saúde. Benefícios que vão desde o favorecimento a perda de peso, até a melhora do funcionamento do intestino.

Mas esses são apenas dois dos muitos benefícios que o pepino possui e que você pode conseguir se consumi-lo diariamente. Confira abaixo todos os principais benefícios e saiba porque você deve incluir o pepino em sua alimentação diária.

Auxilia a perda de peso

O pepino não é só rico em água como também é riquíssimo em fibras, o que explica porque ele auxilia na perda de peso. As fibras proporcionam maior saciedade durante e após uma refeição, o que reduz o apetite e torna o alimento perfeito para quem está fazendo dieta.

Previne o câncer

Dos muitos nutrientes e antioxidantes que o pepino possui, um deles é a cucurbitacina, a qual possui propriedades antiproliferativas e anticancerígenas, que impedem a proliferação de células pré-cancerígenas e cancerígenas.

Ajuda a controlar o diabetes

Além das fibras, o pepino também contém baixíssimo índice glicêmico, fazendo com que o nível de açúcar no sangue aumente vagarosa e gradualmente. Inclusive, a cucurbitacina estimula o organismo a liberar insulina, regulando a glicose e ajudando a controlar o diabetes.

Alivia a prisão de ventre e melhora a digestão

O consumo regular de pepino melhora a digestão de forma significativa, visto que ele age como um anti-inflamatório estomacal. Por conta da quantidade de fibras e de água que este vegetal possui, ele também diminui a formação de gases, além de aumentar e suavizar o tamanho das fezes, permitindo que sejam eliminadas pelo organismo com mais facilidade.

Promove a desintoxicação do organismo

Os antioxidantes, bem como a água e o potássio presentes no pepino, ajudam a desintoxicar o organismo, além de diminuir a retenção de líquidos de forma significativa, pois elimina todas as toxinas e o excesso de sódio por meio da urina.

Diminui a pressão arterial

A água, o potássio e o magnésio que o pepino possui promovem a eliminação do excesso de sódio através da urina, como mencionado anteriormente e, por conta disso, as artérias do corpo relaxam, o que ajuda a prevenir e a diminuir o aumento da pressão arterial.

Melhora a saúde cardiovascular

Todos os antioxidantes e nutrientes que o pepino possui promovem a diminuição da quantidade de gordura do organismo, incluindo o colesterol LDL e os triglicerídeos. Portanto, consumir pepino regularmente ajuda a prevenir doenças cardíacas e até mesmo o derrame cerebral.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria