O que é suco detox e para que serve? Essas bebidas naturais têm ganhando cada dia mais espaço, veja se realmente fazem efeito

Salvador,  18 de maio de  2022, por Raíly Fortunato. O chamado suco detox tem ganhado espaço na dieta de muitas pessoas que querem um estilo de vida mais saudável. Dessa forma, a mistura de frutas com vegetais em uma bebida gelada e refrescante é a aposta de muitos para o desjejum matinal.

Continua depois da publicidade

Mas, será que a famosa bebida tem realmente potencial desintoxicante? Descubra agora em nossa matéria os benefícios das bebidas verdes para o organismo. Além disso, acabe também de vez com suas dúvidas se o suco detox funciona com a função que lhe é atribuída.

Continua depois da publicidade

Acesse já: 3 sucos que aumentam a imunidade do organismo; turbine sua saúde com bebidas naturais, confira

Benefícios dos sucos verdes

Os sucos verdes, ou detox, como são chamados, são compostos da combinação de frutas e vegetais que possuem uma tabela nutricional completa de nutrientes. Ademais, possuem antioxidantes e compostos essenciais para a manutenção da saúde do corpo e de uma vida mais saudável. Veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Potencial antioxidante

As frutas e legumes são ricos em macro e micronutrientes que estabelecem um efeito antioxidante nas células do corpo. O citrus limon,  por exemplo, conhecido popularmente como limão, é bastante utilizado no preparo do suco verde. Afinal, o limão é rico em vitamina C que, além de fortalecer o sistema imunológico, combate  radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Auxilio em dietas de emagrecimento

Por possuir baixa caloria, a bebida pode ser uma aliada nas dietas de quem quer perder gordura e fazer a manutenção do peso corporal. Isso acontece, pois, a maioria dos alimentos que compõe os sucos possuem baixa densidade calórica, não interferindo no resultado ao final do dia. Ademais, são livres de adição de açúcares, aditivos industriais e conservantes. De outro modo, são também ricos em vitaminas e minerais.

Além disso, o abacaxi de nome científico Ananas comosus, é frequentemente adicionado no preparo do suco e é fonte de composto que proporcionam efeito diurético no organismo. Assim, ajuda contra a retenção de líquidos no organismo, eliminando-os através da urina e deixando o corpo mais leve. Porém, o suco não é responsável pelo emagrecimento de fato, mas aliado a uma dieta adequada e exercícios físicos, pode te ajudar a acelerar o processo.

Confira agora: Entenda a diferença entre o suco natural e o integral; veja qual é a melhor opção

Melhora o funcionamento gastrointestinal

Ademais, quase todas as frutas e vegetais são ricas em fibra solúveis importantes para o funcionamento regular do intestino. Portanto, essas fibras aumentam a quantidade de água no trato intestinal, facilitando a saída das fezes e regulando as idas ao banheiro.  Ademais, as fibras servem de alimentos para as bactérias boas do intestino, fazendo o reequilíbrio da microbiota intestinal.  A Brassica oleracea, chamada couve, uma das folhagens que garante a cor verde do suco, é fonte dessas fibras também diminuem a velocidade da digestão, aumentando a saciedade.

Afinal, o suco é detox mesmo?

Apesar das frutas e vegetais comporem uma lista infinita de benefícios para o organismo, como alguns já citados, o suco não pode ser chamado de “detox”. De acordo com Victor Machado em colaboração com o site Uol, em 07 de dezembro de 2020, o suco em si não tem capacidade de realizar a desintoxicação do organismo. Isso é explicado, pois, apenas o fígado e os rins possuem mecanismos para eliminar toxinas do corpo.

Esses órgãos realizam uma espécie de faxina e necessitam de vitaminas como as do complexo B, vitaminas A, E e C para realizar o trabalho completo. Por esse motivo, a ingestão de frutas e verduras são essenciais para auxiliar o processo, fornecendo os nutrientes para os rins e carboidratos para o consumo energético do fígado. Logo, o suco não realiza detox, mas sua ingestão é de extrema importância para que a desintoxicação do organismo aconteça, assim, é uma boa ideia ingeri-lo.

Suco detox (Reprodução Canva Pro)

Receita de suco verde

Após saber todos benefícios da bebida e acabar com o misticismo ao redor do termo “detox”, apenda realizar uma bebida saborosa para sua dieta. Portanto, acompanhe os ingredientes e o passo a passo a seguir para realizar o tradicional suco verde, confira.

Ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • 2 rodelas de abacaxi;
  • Suco de 1 limão;
  • 250 ml de água filtrada;
  • 4 cubos de gelo;
  • Adoçante a gosto.

Deste modo, acrescente no liquidificador a couve, o abacaxi, o suco do limão, a água, processando bem todos os ingredientes. Após esse processo, coloque em um copo, adicione adoçante a gosto se for da sua preferência e os cubos de gelo também. A sugestão é que não coe o suco para manter as fibras da bebida, essenciais para o organismo. Pronto! Seu suco verde está pronto para o consumo e beba preferencialmente pela manhã em jejum todos os dias.

Por fim, nós do Portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido todos os benefícios incríveis do suco verde para seu organismo. Ainda, que você tenha acabado com o misticismo sobre suco detox e constate o verdadeiro potencial da bebida para sua saúde.

Veja e se surpreenda: Inicie o dia com um ótimo suco natural para dar mais energia; conheça 3 opções e veja como prepará-las

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria