Óleos essenciais podem combater sintomas emocionais e físicos | VGN

Arquivo Pessoal

por Sonia Mazetto*

Quando as pessoas buscam uma vida saudável, pensam na prática de atividades físicas e adoção de uma dieta alimentar rica em nutrientes. Essas ações, por si, já contribuem para a melhoria da saúde, mas ainda há outros fatores a considerar.

A vida saudável também está relacionada à forma como lidamos com as doenças que nos afligem. Muitas pessoas não se imaginam sendo curadas por meios naturais, por isso, apelam para o uso abusivo de fármacos e acabam prejudicando o organismo.

Porém, é possível não se render aos medicamentos sintéticos que é pela adoção de técnicas naturais como a utilização dos óleos essenciais e da aromaterapia. Eles são originários de plantas colhidas em várias comunidades ao redor do mundo e para serem utilizados, principalmente para ingestão, devem ser puros e possuírem selo de qualidade.

Hoje, no Brasil, há mais de 100 opções de óleos disponíveis à comercialização, entre plantas individuais e combinações (mixes), que podem ser aplicadas em sintomas físicos e para melhoria da saúde emocional. Dentre elas destaco o limão-siciliano que atua como detox natural e estimulante de serotonina no cérebro, a lavanda que acalma irritações na pele e auxilia o sono, e o melaleuca como antifúngico e antisséptico.

Entretanto, mais importante do que adquirir o óleo, é saber como utilizá-lo. Muitas pessoas se queixam que usaram os óleos essenciais e não alcançaram o resultado esperado. Porém, se formos analisar profundamente o caso, não houve uma orientação adequada.

É necessária a avaliação de um profissional para entender cada sintoma e receitar a utilização correta. Ele definirá o tipo de óleo, a quantidade diária, o melhor horário, o modo de uso: difusão, inalação, aplicação ou ingestão, entre outros fatores que interferem no efeito.

Atualmente dou consultoria para mais de 650 pacientes em Mato Grosso, que também optaram por manterem-se saudáveis por meio desse recurso. As principais queixas são qualidade do sono, ansiedade, falta de energia e disposição e para todas elas há uma fórmula específica e natural.

Desde 2018, me tornei uma consultora de bem-estar da DoTerra, já ouvi depoimentos de cura de queimaduras na pele, gordura no fígado, melhoria nos sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), todos apenas pelo uso da aromaterapia e dos óleos essenciais.

A natureza tem um poder de cura fantástico. Ela nos dá ferramentas que nos livram de doenças, desintoxicam o nosso organismo e nos torna dependentes unicamente dela. São maneiras simples e pequenos hábitos que contribuem de forma gigantesca para a melhoria do nosso bem-estar e daqueles que estão próximos a nós.

*Sonia Mazetto, é presidente do Sindicato dos Terapeutas de Mato Grosso (Sinter-MT) e consultora de bem-estar da DoTerra.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria