Os benefícios do brócolis são realmente importantes? Entenda porque esta é a planta do momento

Continua depois da publicidade

Montes Claros, 20 de maio de 2022, por Hévila Meireles — O brócolis é o vegetal crucífero de coloração verde intenso. Possui talo macio, folhas e hastes constituídos por uma fina camada de tecido e um caule central avermelhado. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, Zinco, Ferro e Potássio. Além disso, auxilia na prevenção de várias doenças, como câncer e problemas cardiovasculares. Deste modo, os benefícios do brócolis que você está prestes a conhecer podem te surpreender.

Continua depois da publicidade

O brócolis é pertencente à família Brassicaceae. Trata-se de uma hortaliça que pode ser consumida crua ou cozida. Além disso, esta planta é rica em nutrientes importantes para a saúde e deve ser consumida com regularidade. Portanto, conhecer os benefícios do brócolis é importante para se poder incluir essa hortaliça na dieta de forma adequada.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como melhorar o colesterol e a saúde do coração através da alimentação: conheça agora mesmo esse e outros benefícios do caqui

Os benefícios do brócolis para a saúde

Os benefícios desta hortaliça vão, desde o auxílio na digestão, até a prevenção do câncer. Aliás, pode parecer exagero, mas as substâncias presentes neste vegetal são realmente surpreendentes. Inclusive, de acordo com Samantha Cerquetani, em colaboração para o site Viva Bem da UOL, em 5 de maio de 2020, incluir mais brócolis na dieta pode prevenir problemas cardíacos. Isso porque o vegetal contém fibras, potássio, magnésio e antioxidantes que fazem bem para a saúde do coração. Desta maneira, veja na sequência os demais benefícios:

Benefícios do brócolis (Reprodução Canva Pro)

Previne o câncer

Os benefícios do brócolis para a prevenção do câncer foram comprovados em inúmeros estudos científicos. O vegetal é rico em sulforafano, um composto que aumenta a atividade dos genes anticancerígenos do nosso organismo. Além disso, possui diversas vitaminas e minerais que ajudam a proteger a saúde contra o câncer.

Reduz os riscos de problemas cardiovasculares e anemia

O consumo regular de brócolis reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. Do mesmo modo,  o vegetal é rico em ácido fólico, magnésio e potássio, que ajudam a manter a saúde do coração. Ele é rico também em ferro, essencial para a produção de hemoglobina e para a prevenção da anemia.

Veja também: Já conhece os benefícios do suco de morango: Saiba porque você deve tomá-lo

O brócolis é bom para a digestão e para o sistema imunológico

Por ser rico em fibras, seu consumo auxilia na digestão e no controle do peso. Semelhantemente, as propriedades antioxidantes do vegetal evitam a formação de gases e aumentam a absorção dos nutrientes. No entanto, será que esta planta realmente fortalece o sistema imunológico? Sim! As vitaminas A, C e do complexo B, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico são abundantes em suas flores.

Agora que o Almanaque apresentou os  benefícios do brócolis, vale lembrar também que um consumo frequente desta planta estimula o metabolismo, além de ser um alimento detox. Então, por ser baixo em calorias, ele pode ser um excelente substituto para os alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Você também pode gostar de: Benefícios do arroz integral: conte com esse alimento nutritivo seja para emagrecer ou para melhorar o humor

















Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria