Pão mofado: pode comer a parte que não tem mofo? Veja o que especialista disse!

O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Belo Horizonte (MG), 28 de abril de 2022, por João Pedro Lazzarini –  Imagine você na seguinte situação: você quer fazer um sanduíche, então, abre um saco de pão e se depara com o alimento mofado. Então, você considera retirar a parte bolorenta, pois, talvez ainda consiga aproveitar os pães.

Continua depois da publicidade

Mas afinal, será que essa é a decisão ideal? Ou será que mesmo após retirar o mofo o pão continua impróprio para o consumo? É isso que você vai aprender agora, na coluna Casa e Receitas: faz mal comer a parte não mofada de um pão!

Continua depois da publicidade

Leia depois: Arroz Com Brócolis E Cenoura: Veja Como É Simples E Descubra Seus Benefícios!

Pão mofado: pode comer a parte que não tem mofo? Veja o que especialista disse! (Foto: Canva)

Pode comer a parte sem mofo do pão mofado?

Pois então, ao encontrar um pão mofado, não basta apenas retirar a parte infestada. Isso porque, o mofo é um aglomerado de micro-organismos invisíveis a olho nu. Além disso, ele é formado por vários tipos de fungos que se multiplicam em ambientes pouco arejados, úmidos e com ausência de luz.

Por se reproduzirem rapidamente e serem praticamente invisíveis, é possível concluir que mesmo após retirar a “parte mofada do pão”, ele continuará cheio de bolor.

O mofo é um fungo e grande parte deles são inofensivos. Mas é impossível saber se aquele pão mofado possui alguma espécie que possa causar sérios danos para a saúde.

Por isso, na próxima vez que você encontrar um alimento com mofo, lembre que ao se alojar na superfície, os fungos entram cada vez mais fundo no alimento através de suas “raízes”, denominadas hifas.

Uma vez que o bolor é um ser microscópico, ver um pão visivelmente mofado, é um indicativo de que aquele alimento já está infestado. Então, se você retirar a parte colorida do bolor, você apenas eliminou uma parte dele. Acontece que é justamente nas hifas que se concentram as micotoxinas que podem ser muito prejudiciais à saúde.

Aprenda: Lixeira Dos Celulares Samsung: Aprenda A Localizar E Limpar!

O que acontece se eu comer pão mofado?

Caso você coma um pão que esteja mofado, o mais provável é que nada aconteça. Como já dito antes, a maior parte dos fungos que causam o mofo são inofensivos. Mas, é possível que você fique doente caso possua alguma alergia ou tenha um sistema imunológico debilitado.

É importante ressaltar que, as micotoxinas presentes nas hifas dos fungos possuem constituintes químicos que podem ser prejudiciais, uma vez que for consumido de forma contínua ou em grande quantidade.

A seguir: Carne Louca: Aprenda A Fazer Carne Desfiada Para Qualquer Refeição

Pão mofado: pode comer a parte que não tem mofo? Veja o que especialista disse! (Foto: Canva)
Pão mofado: pode comer a parte que não tem mofo? Veja o que especialista disse! (Foto: Canva)

Como lidar com alimentos mofados?

O mofo se prolifera melhor em alimentos macios. No caso do pão, é bem provável que mesmo após retirar a parte visível, ele continue cheio de bolor internamente. Em alimentos mais rígidos como algumas verduras, é de se esperar que apenas a região colorida esteja realmente infestada. Mas, é possível que alimentos mofados também estejam carregando bactérias. Por isso, o recomendado é, de preferência, descartar a comida que parece estar mofada.

Descubra: Arroz Na Panela Elétrica: Aprenda Como É Fácil Fazer!

Saiba mais!

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria