Pare de reclamar e use o frio ao seu favor

Hello, Leitores!!! Estamos chegando na estação mais fria do ano, nosso corpo pede um abrigo quentinho, pede comidas calientes e muitas vezes dentro dessas comidas, ficamos mais disponíveis a consumir alimentos que contenham mais calorias, mais gorduras, mais carboidratos refinados, açúcares, produtos industrializados e com poucas fibras. E aí fica a pergunta, como podemos usar o frio que pede essas calientes ao nosso favor?

Para falar com propriedade sobre esse assunto, conversei com a nutricionista Larissa Squizatto, que me passou várias dicas de como perder peso saudavelmente durante essa época do ano.

A tendência no inverno é aconchegar o corpo, é deixar ele confortável para enfrentar a temperatura fria e por isso lembramos de refeições com massas, molhos suculentos, camadas de queijos amarelos e gordurosos, dos chocolates quentes e cafés especiais com chantilly por exemplo.

Pare de reclamar, o frio não é desculpa para não emagrecer. @jojanneke/Divulgação/ND

Como é possível conseguir emagrecer com todas essas tentações, e trazer o frio ao nosso favor? Questionei na hora a nutricionista Larissa.

“A primeira coisa que deve-se ter em mente na hora de planejar o Projeto “Emagrecer no inverno” é mensurar a vontade de realizar esse projeto, o quanto de entrega está disposto a oferecer e de chegar ao fim desse projeto com sucesso, Maria.”

O primeiro passo do projeto de emagrecimento deve ser: consultar um profissional da área de nutrição ou endocrinologia, que vai avaliar o nosso corpo na forma que ele está, vai verificar o que o levou a chegar no corpo que está, e vai perguntar onde você quer chegar, qual é o seu objetivo final, quantos quilos pretende-se eliminar, para sentir-se mais feliz. Esteja preparado para modificar a sua realidade, afinal, para obter o novo resultado é necessário novos comportamentos e atitudes. Sabendo desses três itens, o nutricionista que irá fazer o acompanhamento alimentar, também vai elaborar estratégias nutricionais para que seja alcançado o objetivo final.

“Na maioria dos casos isso envolve planejar as refeições das semanas a partir do número de refeições que você já faz, melhorar e adequar os alimentos corretos dentro dessas refeições diárias para que você adquira qualidade nutricional com alimentos mais proteicos, gorduras boas, carboidratos integrais, aumentar a ingestão de fibras e de água diariamente.”

O processo começa em conhecer os alimentos, seus principais nutrientes, explorar os seus gostos, ir nas feiras, escolher combinações, aprender sobre higienização e modo de preparo, Larissa me informou que isso é muito importante, começarmos a ter contato com os alimentos e provar mesmo os que nunca provamos, para quebrar diversos preconceitos alimentares.

Exercício físico

Para alcançar o verdadeiro emagrecimento de células lipídicas, é necessário praticar exercícios físicos diariamente, com acompanhamento de um profissional da área. A situação atual é a de que o seu corpo está com excesso de gordura acumulada, para que essa gordura possa ser metabolizada e transformada em fonte de energia é necessário que o seu corpo faça exercício de força e treinamento que acelere o batimento cardíaco e a respiração, que promova o suor. A frequência diária do exercício físico é o que faz eliminar o excesso de gordura no corpo e junto acontece tonificação e condicionamento dos músculos. O famoso emagrecer e ficar durinha! Os nossos músculos também consomem energia e excesso de açúcar sanguíneo, quanto mais vezes e adequados forem os exercícios, maior é o consumo da gordura acumulada e melhor tonificada e condicionada fica a musculatura corporal. Assim você ganha saúde.

Bora usar o frio ao nosso favor e com ele aprender a emagrecer com saúde?O frio não é desculpa nenhuma para se deixar de fazer exercícios físicos, eles são essências no processo de emagrecimento. @creativemarket/Divulgação/ND

Aumentar a ingestão de líquidos diariamente serve para melhorar a distribuição e o aproveitamento dos nutrientes no corpo inteiro, serve para a manutenção ideal e fluidez do sangue, ativar as reações químicas sob meio aquoso, para ter mais linfa e realizar a limpeza de impurezas e toxinas, melhorar formação de urina e reduzir células inflamatórias e edemas (excesso de líquido causado por acúmulo de gordura e inflamações), estima-se que a quantidade ideal de água diária é de 30 a 40ml x kg do corpo.

Qualidade do sono

Nada como uma boa noite de sono bem dormida, isso super infere no processo de emagrecimento me afirmou a nutricionista. A qualidade do sono, o descanso diário noturno, tão necessário e importante para várias funções do organismo, um repouso tranquilo restabelece a saúde em geral, faz a mais longa e excelente digestão na madrugada, regula hormônios, repara a musculatura treinada durante o dia, e principalmente corrige o estresse que provocamos durante o período do dia, e deixa o corpo em equilíbrio novamente. A boa qualidade do sono é essencial para ter disposição ao acordar no dia seguinte.

Bora usar o frio ao nosso favor e com ele aprender a emagrecer com saúde?No frio, para o processo de emagrecimento é de suma importância uma noite bem dormida e o descanso diário. @mimi/Divulgação/ND

Massagem/Drenagem corporal

E por fim, um ótimo método que ajuda o processo de redução edemas, desinchar e afinar o corpo é a massagem e a drenagem corporal, pelo menos duas vezes por semana, e principalmente quando utilizada a técnica de drenagem linfática porque melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar sujidades sanguíneas.

Bora usar o frio ao nosso favor e com ele aprender a emagrecer com saúde?Mesmo no frio, vale o esforço de fazer uma massagem ou drenagem para ajudar no emagrecimento e retenção de líquidos. @expartliving/Divulgação/ND

Agora o Mundo Maria vai contar a vocês o que acredito que é a parte mais esperada da matéria, as dicas de dieta que Larissa me deu.

Ela fez um esboço de refeições com intuito de emagrecimento é claro com alimentos que contenham proteínas junto com os demais nutrientes durante as refeições do dia a dia.

Pela manhã : claras de ovos, quinoa, queijo branco e alguma fruta com bastante água como mamão, uvas, melão, abacaxi, pêra, morango, kiwi, e adicionar fibras como linhaça, chia, psillium, amaranto;

Almoço – vegetais crus, cozidos ou assados, um boa fonte de carboidrato complexo e integral, e proteína de alto valor biológico como as carnes, ovos, peixes ou as proteínas dos feijões, vagem, lentilha e ervilha, ora-pro-nobis;

Bora usar o frio ao nosso favor e com ele aprender a emagrecer com saúde?Uma referência de prato montado pela nutri, para ser consumido nos dias de frio. Acervo Larissa Squizatto/Divulgação/ND –

Lanche da tarde – utilizar castanhas, nozes, macadâmias, iogurtes naturais, frutas, fibras, ovos, queijo branco, frango desfiado;

Jantar- para quem quer realmente emagrecer é interessante usar e abusar das saladas cruas, cozidas e assadas, e das proteínas de alto valor biológico, como as carnes, ovos e peixes.

Para conhecimento de todos, os carboidratos complexos e integrais estão presentes no arroz integral, aipim, batata aipo, batata doce, inhame e banana – são os alimentos que geralmente quando amassados formam uma massinha. Restringir esses alimentos na última refeição do dia é mais uma forma nutricional que reduz a produção de insulina, hormônio anabólico capaz de armazenar gorduras.

E DIA DO LIXO NÃO VALE! Terão dias de eventos, de vontades e desejos, afinal vivemos em sociedade e devemos sim participar. Larissa me disse  que vale muito se preparar para essas refeições mais calóricas, então consuma mais água, pratique mais exercícios e gaste mais calorias nos dias anteriores e posteriores.

Assim como intensificar o consumo de frutas, sucos detox (água + fruta + verdura + folha verde), saladas cruas e carnes brancas, essas opções melhoram o funcionamento do intestino e diminuem as inflamações, reduzindo o inchaço do corpo.

Bora usar o frio a nosso favor e provar que é possível emagrecer no inverno com saúde e ainda mais levantar a nossa autoestima?

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria