propriedades, benefícios e como introduzir este superalimento na sua dieta

A chlorella é uma microalga unicelular de cor verde-esmeralda que possui a maior concentração de clorofila entre todos os alimentos existentes. Considerada um superalimento devido à sua longa lista de nutrientes, como várias vitaminas, minerais, proteínas e fitonutrientes, a chlorella atua na desintoxicação do organismo, regeneração celular e proteção do sistema imunológico.

Embora essa alga tenha ganhado tanta popularidade nos últimos anos, ela é uma das plantas mais antigas do planeta. Na verdade, a chlorella existe há 2 milhões de anos. O nome chlorella deriva da palavra grega “chloros”, que significa verde, e da palavra latina “ella”, que significa pequeno. Típica da água doce, não é preciso muito para que a chlorella cresça e se reproduza – apenas dióxido de carbono, luz solar, alguns nutrientes e água.

Composição e valores nutricionais da chlorella
A chlorella pode ser encontrada na natureza em duas espécies – Chlorella vulgaris e Chlorella pyrenoidosa – ambas usadas como base nos suplementos vitamínicos. Essas microalgas têm um diâmetro entre 2 e 11 mícrons, ou seja, são microrganismos inalcançáveis para os nossos olhos. Seus valores nutricionais são muito benéficos para a saúde e sua composição inclui os seguintes nutrientes:

Clorofila
A chlorella contém o maior teor deste nutriente. A clorofila é uma substância rica em carotenoides e é um ótimo tônico para o sangue devido à sua semelhança com os glóbulos vermelhos. Possui propriedades purificantes e desintoxicantes.

Vitaminas
Na chlorella são encontradas uma riqueza de vitaminas, como a vitamina C, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B12, vitamina E , biotina (vitamina H ou B7), provitamina A, colina, ácido 4-aminobenzóico (para-aminobenzóico) e Inositol (vitamina B8).

Minerais
A chlorella possui um alto teor de ferro, que é facilmente absorvido graças ao seu teor de vitamina C e zinco. Essa alga também contém outros minerais, como fósforo, potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobre, iodo e cobalto.

Ácidos graxos
80% dos ácidos graxos da chlorella são insaturados, razão pela qual a microalga se torna saudável ​​para o corpo. Entre eles, destacam-se o ômega 3 e o ômega 6.

Proteínas
A chlorella também é uma grande fonte de proteínas (sendo 60% do seu peso molecular), enzimas, polissacarídeos e esteróis.

Propriedades e benefícios da chlorella
A lista interminável de nutrientes essenciais faz da chlorella um superalimento capaz de suprir as necessidades energéticas diárias, bem como a torna um suplemento vitamínico para o tratamento de alguns distúrbios e doenças. Estas são as propriedades da chlorella para a saúde:

Desintoxica o organismo
Graças ao alto teor de clorofila, é possível incluir as excelentes propriedades purificantes e desintoxicantes na lista de benefícios da chlorella. A microalga tem a extraordinária capacidade de limpar e purificar tanto o sangue como o fígado de metais pesados, ​​como urânio, mercúrio ou chumbo, e também de outros agentes como pesticidas, radiação e herbicidas. Essas propriedades se devem tanto à clorofila quanto à sua membrana única, capaz de absorver e eliminar substâncias tóxicas.

Combate a anemia
A clorofila é muito semelhante à hemoglobina, ou seja, aos glóbulos vermelhos. Devido a essa característica e à sua riqueza em ferro e vitamina C, a chlorella é muito eficaz para combater a anemia ou falta de ferro. Além disso, suas propriedades de regeneração celular também estimulam a produção de glóbulos vermelhos.

Tem propriedades digestivas
A chlorella ajuda a melhorar a digestão, combater a prisão de ventre e melhorar o crescimento da flora, ou seja, bactérias benéficas que combatem e previnem possíveis infecções intestinais. Tudo isso graças ao seu conteúdo de enzimas e vitaminas que cumprem várias funções do estômago.

Propriedades anticancerígenas
Outro benefício da chlorella está ligado à prevenção de células cancerígenas. Isso se dá pela sua riqueza em carotenoides, que contêm propriedades de regeneração celular que reduzem a oxidação celular; seu conteúdo de vitamina E, que a torna um ótimo antioxidante que protege dos radicais livres; e também pelas propriedades que aumentam as defesas do sistema imunológico.

Atua como regenerador celular
A chlorella estimula o hormônio do crescimento, responsável pela regeneração celular da pele danificada, melhorando tanto o tônus ​​quanto a firmeza. Ajuda, inclusive, em alguns distúrbios dermatológicos, como a psoríase. Também reduz o estresse oxidativo causado pela poluição e radicais livres. Além da pele, a alga pode ter efeitos positivos nos cabelos e unhas.

Ajuda na perda de peso
A chlorella é recomendada para pessoas com excesso de peso, pois pode reduzir o apetite pelas suas propriedades de saciedade. Além disso, é baixa em calorias, sendo uma boa opção para incluir em qualquer tipo de dieta para perder peso.

Outros benefícios da chlorella:

– A Chlorella regula os níveis de pH do corpo, pois é um microrganismo alcalino;

– Regula os níveis de açúcar no sangue e é altamente recomendada para casos de hipoglicemia;

– Tem propriedades curativas que reparam os tecidos celulares;

– Reduz a dor causada pela fibromialgia graças às suas excelentes propriedades anti-inflamatórias;

– Regula o nível de colesterol ruim e previne doenças cardiovasculares;

– É um suplemento alimentar ideal para vegetarianos e veganos, devido ao seu alto teor de ferro e vitamina C;

– A chlorella demonstrou melhorar a função imunológica, aumentando a atividade de diferentes partes do sistema imunológico.

Como introduzir a chlorella na sua dieta

Como um superalimento versátil, a chlorella pode ser tomada tanto em pó quanto em cápsulas ou comprimidos. O produto pode ser adquirido no formato que melhor se adapte às suas necessidades.

Você pode adicionar algas chlorella desidratadas, em pó, a qualquer uma das suas receitas de sucos verdes ou detox, smoothies, sucos naturais, vitaminas de frutas, sopas, molhos para saladas, entre outros, sempre observando a quantidade indicada.

A chlorella pode ser tomada junto a qualquer das principais refeições do dia: café da manhã, almoço ou jantar. Se você quiser aproveitar as propriedades da alga para perder peso, o melhor horário para tomá-la é antes das refeições, para ter o benefício do seu efeito de saciedade.

Nas doses recomendadas, não há efeitos adversos significativos ou risco de toxicidade em relação à ingestão de alga chlorella. Mesmo assim, antes de tomar qualquer suplemento vitamínico o ideal é falar com seu médico.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria