Quais os benefícios da semente de chia? Conheça agora mesmo e insira esse alimento a sua dieta

Salvador, 17 de junho de 2022, por Samuel Ramires —  A chia é uma semente super hypada na rotina dos amantes da vida saudável! Assim, a dádiva da natureza com um sabor suave e agradável, também é super versátil e traz diversas vantagens para a saúde. Por isso, vale a pena conferir neste artigo todos os benefícios da semente de chia e ficar ligado nessa sementinha!

Dito isso, além de uma ótima opção para diversas ocasiões no dia a dia, os benefícios da semente de chia são tão incríveis que vão da melhora na disposição até a estética, como anti-envelhecimento e muito mais… Ficou curioso​​? Então confira abaixo tudo o que essa semente reserva para a nossa saúde. Veja!

Ademais, veja:Sementes de alface: a fórmula secreta de plantar no quintal

Quais os benefícios da semente de chia? Conheça agora mesmo e insira esse alimento a sua dieta (imagem: pexels)

Os 5 benefícios da chia

Diante de tantas qualidades, fica difícil enumerar os melhores benefícios dessa sementinha. Por isso, hoje, nós, do Tudo Fácil, trouxemos 5 vantagens de incluir essas pequenas notáveis no seu dia a dia, veja:

1 — Rico em fibras 

Segundo artigo publicado pela equipe de redação do site g1, no dia 17 de outubro de 2011, a chia tem fibras solúveis, que ao entrar em contato com o líquido do estômago forma um gel que o preenche e dá mais saciedade. Assim, a pessoa sente menos fome e evita engordar. 

2 — Doenças crônicas

Conforme o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Mário Maróstica em reportagem para o site g1, a chia reduz a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cronicas como  problemas cardiovasculares, diabete tipos 1 e 2, diminui o risco de mal de Alzheimer e de câncer.

Em seguida, confira: Suco detox: benefícios e como fazer esta bebida maravilhosa para turbinar sua saúde

3 — Emagrece

As sementes de chia tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Os antioxidantes são substâncias que ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabete e, até,Alzheimer ou Parkinson.

4 — Osteoporose

Você sabia que a semente de chia é uma ótima fonte de cálcio? Isso mesmo! Por isso, a maravilha é um santo remédio para  osteopenia, osteoporose, ou qualquer deficiência óssea. Dito isso, também vale lembrar que a mulher está mais suscetível a essas doenças no decorrer dos anos.

5 — É uma fonte de gorduras saudáveis

Um dos benefícios da semente de chia é que ela é fonte de ômega 3. Assim, a sementinha pode ser um excelente substituto do peixe para quem não quer ficar sem consumir o óleo. Além disso, o consumo de ômega 3 traz benefícios essenciais na produtividade dos dias de hoje, como aumento da capacidade de memória e combate à depressão. E aí, ainda vai ficar de fora dessa semente cheia de saúde?

Acesse ainda: Geleia de goiaba com casca: receitinha fácil com apenas 3 ingredientes

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria