Qual é a função do suco detox? Veja os mais conhecidos e como prepará-los

Salvador, 3 de agosto de 2022, por Janaina Brito – Você provavelmente conhece a fama do suco detox. Essas bebidas costumam reunir frutas, hortaliças, verduras, sementes, entre outros elementos. Elas também prometem diversos benefícios, como um processo de desintoxicação ou emagrecimento. Porém, essas vantagens realmente existem?

Afinal, qual a verdadeira função do suco detox? Combinar vários ingredientes saudáveis, provavelmente, garante um produto com inúmeras propriedades importantes para a saúde do organismo. Mas, acima disso, é necessário entender os reais benefícios desse tipo de bebida, até mesmo para aproveita-la da melhor maneira. Assim, confira para que serve os sucos detox e aprenda algumas de suas receitas.

Suco detox (Fonte: iStock)

Quais as vantagens de tomar suco detox?

Diferentemente do que o nome propaga, não existe comprovação científica de que os sucos detox realmente promovam a eliminação de toxinas do corpo. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o processo de desintoxicação é fundamental para o organismo e que diversos órgãos, como o fígado e os rins, já realizam esse trabalho.

Da mesma forma, certos alimentos são capazes de contribuir com esse processo, estimulando o metabolismo do próprio corpo a transformar as toxinas e excretá-las. Contudo, não há evidências que indiquem que os ingredientes que costumam compor essa bebidas, quando juntos em um suco, realmente concretizem essa promessa.

Então, quais os verdadeiros benefícios do suco detox? A seguir, o blog Agro e Jardim do site Diário SP te mostra como aproveitar essa bebida de maneira efetiva.

Possui ação antioxidante

As frutas e vegetais que compõem esse tipo de suco costumam ser ricos em substâncias bioativas, como vitamina C e flavonoides, componentes antioxidantes. Esses elementos atuam reduzindo a ação dos radicais livres, responsáveis por causar danos às células e aos tecidos do corpo.

Desse modo, segundo Nathalie Ayres em matéria para o site UOL, em 19 de junho de 2021, o resultado é o combate ao envelhecimento precoce e uma ação anti-inflamatória. Tais propriedades são capazes de combater e prevenir diversas doenças, melhorando a saúde como um todo.

Melhora o funcionamento intestinal

Os sucos detox são grande fonte de fibras, mesmo em menor quantidade que os ingredientes ao natural. Por isso, são ótimos aliados contra a prisão de ventre, auxiliam na digestão e ajudam a manter a microbiota do intestino.

Ajuda a emagrecer?

Essa é uma das grandes promessas desse tipo de bebida: contribuir com a perda de peso. O suco detox possui baixo teor calórico e auxilia na redução da retenção de líquidos, ajudando com a questão do inchaço.

Essas propriedades estão relacionadas com o processo de emagrecimento, mas, o suco em si não é capaz de promover a perda de alguns quilinhos. Outrossim, essa bebida não pode substituir as refeições e deve estar associada com uma dieta adequada.

Receitas de suco detox

Os sucos detox são ótimas opções para quem quem aumentar a ingestão de água e o consumo de frutas e verduras que não costumam fazer parte da alimentação do dia-a-dia. A dica é não coar a bebida para não perder as fibras e ingerir logo depois do preparo, para que as vitaminas e micronutrientes possam ser melhor aproveitados.

Suco verde

Em um liquidificador, bata 1 maçã, 1/2 xícara de chá de salsão, 1 colher de chá de gengibre e o suco de meio limão com 200 ml de água. Ainda é possível utilizar água de coco ou chá gelado.

Laranja e cenoura

Para esse suco detox, bata 1 maçã, o suco de 1 laranja, 1/4 de xícara de chá de cenoura, 1/2 xícara de chá de agrião, 1 colher de sopa de hortelã e o suco de meio limão com 200 ml de água.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria