Qual proteína é melhor? Vegetal ou Animal?

26/jun 08:00

Por Professor Luiz Carlos Moraes


Proteína vegetal é tão boa quanto animal? Essa é uma dúvida comum na cabeça de quem faz atividade física regular como a corrida de rua e a musculação principalmente entre adeptos a dietas vegana e/ou vegetariana. Sobre isso Babault et al. (2015) reuniu 161 homens com idades entre 18 e 35 anos divididos em três grupos com objetivo de verificar o efeito da suplementação de proteínas vegetais da ervilha x proteína animal do soro do leite (Whey) no volume e na força muscular do músculo bíceps.

Os grupos foram treinados e suplementados durante 12 semanas e os métodos de avaliação foram a ultrassonografia para o volume muscular e dinamômetro para a força. Em conclusão houve ganhos similares nos dois grupos de proteínas e pouco no terceiro grupo que foi o placebo. Ou seja, a suplementação tanto de proteínas vegetais ou animal no treinamento físico produz efeitos similares o que descarta defesas apaixonadas de ambas as partes.

Outros estudos mostram que a combinação de proteínas da ervilha e do arroz somadas ofertam arginina, glilina (precursora da carnitina e do colágeno), lisina, prolina, histidina (precursora da histamina que é um antiinflatório), metionina (detox), e o triptofano (precursor da serotonina e da melatonina). E tem gente que condena o arroz nosso de cada dia. Boa fonte de carboidrato, proteínas e vitaminas do complexo B. Como sempre cito por aqui. Consulte o seu nutricionista para formular a sua dieta, sem nóias nem tabus.

Literatura Sugerida: Nicolas Babault, Christos Païzis, Gaëlle Deley, Laetitia Guérin-Deremaux, Marie-Hélène Saniez, Catherine Lefranc-Millot & François A Allaert (2015) Oral pea protein supplementation promotes gains in muscle thickness during resistance training: a double-blind, randomized, placebo-controlled vs. Whey protein – Journal of the International Society of Sports Nutrition.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria