Quanto tempo para colher amendoim? Entenda o passo a passo

O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 31 de março de 2022 ─ Afinal, quanto tempo para colher amendoim? O Cozinha Fácil trouxe os principais pontos sobre o tema. Originário da América do Sul, consumimos o amendoim há milhares de anos.

Quanto tempo para colher amendoim?

Seja torrado, colocado na comida ou em pasta, o amendoim está presente em nossa dieta de diversas formas. Além de ser muito saboroso, ajuda na prevenção de diversas doenças e ajuda no combate ao sobrepeso.

Continua depois da publicidade

Isso porque possui nutrientes muito importantes para uma vida saudável, tais como vitaminas E e do complexo B, magnésio, zinco, fósforo, potássio e cálcio.

Veja também: O que plantar em fevereiro? Veja as opções para se ter sucesso no plantio

Continua depois da publicidade

Temperatura

Quanto tempo para colher amendoim (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Seu cultivo exige uma temperatura entre 18º e 20º C para germinação. Depois de os brotos romperem o solo, a planta exige mais calor para desenvolvimento pleno, sendo necessárias temperaturas na casa dos 30º C. Portanto, a época ideal para o plantio é a primavera.

Além disso, a planta precisa de muita luz solar direta. Quanto ao solo, este deve ser arenoso e solto, com boa adubação. As sementes devem ser colocadas a 5 cm da superfície, e com 20 cm de distância umas das outras.

Irrigação

A irrigação deve ser constante durante o período de germinação até o início da aparição dos cachos. Lembre-se, então, que é uma planta que necessita de muita água para que se desenvolva corretamente.

A colheita do amendoim pode ter efetivação de 90 a 110 dias após o plantio das espécies destinadas a cozimento. Quanto aos amendoins destinados à torra (mais comuns), a colheita deve ser realizada de 130 a 150 dias após o plantio. Se você plantou na primavera, deverá colher no outono.

Para ter certeza de que está no ponto para ser retirado do pé, verifique se os amendoins estão preenchendo as vagens. Se a planta já perdeu muitas das folhas, ou se a vagem está se desprendendo facilmente do caule, é hora de colher imediatamente.

Fique atento a pragas e doenças

Apesar de ser uma planta muito resistente, o pé de amendoim pode sofrer de alguns males. O mais comum deles é, então, a macha foliar, que deve ter tratamento com fungicidas e com a remoção das folhas afetadas.

Tenha atenção, também, aos pulgões, insetos que são prejudiciais ao desenvolvimento da planta.

Veja também: Como eliminar pragas naturalmente? Descubra como resolver sem agredir a natureza

8 ideias de RENDA EXTRA trabalhando em HOME OFFICE!!!

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria