O fim e início de ano é conhecido como o momento de renovar as energias em todos os sentidos. É quando fazemos aquela lista gigantesca de promessas para o ano seguinte, quando decidimos apagar e deixar para trás as coisas ruins que aconteceram, quando decidimos iniciar uma dieta ou um projeto, enfim, é o tempo das mudanças.
Nesse meio, muitas pessoas aproveitam o recesso ou mesmo as férias para fazer também uma limpeza digital, mas por que isso é importante?
De acordo com vários estudos, o uso constante de telas, principalmente para navegar por aplicativos de redes sociais, tem causado sérios problemas à saúde mental das pessoas.
Um estudo realizado pela instituição de saúde pública do Reino Unido, a Royal Society for Public Health (RSPH), em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, destacou que as redes sociais provocam efeitos positivos ou negativos à saúde humana, dependendo de como são utilizadas.
A conclusão da pesquisa destaca que o compartilhamento de fotos pelo Instagram impacta negativamente no sono, na autoimagem e aumenta o medo dos jovens de não terem a mesma vida “perfeita” que blogueiros e influencers têm nas redes.
Também mostrou que para cerca de 70% dos jovens a rede social Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria autoimagem. Isso reflete em baixa autoestima e também podem acarretar o desenvolvimento de transtornos mentais. Sem contar que o uso excessivo de telas atrapalha o sono, gera ansiedade e pode até mesmo levar à depressão.
Uma rotina conectada
Para ter uma ideia, as pessoas passam mais da metade de suas vidas conectadas – conforme mostra um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros. Segundo a pesquisa, os internautas passam mais de 41 anos na Internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população.
Hora da limpeza
Apesar de ser um perigo real à nossa saúde, muitas pessoas não podem simplesmente “desconectar”, pois utilizam as redes sociais para trabalhar, como é o caso de nós jornalistas que consumimos e compartilhamos notícias também por meio das redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp.
Nesse caso, por mais que não seja possível viver 100% offline, é importante se politizar para reduzir o uso das telas ou mesmo utilizar apenas quando é necessário, principalmente se você sentir que esse consumo em excesso está te fazendo mal.
Eu já tive a experiência de me desconectar por algum período das redes sociais e posso dizer que foi transformador e necessário. No entanto, já faz alguns anos que não pratico esse detox radical de desativar as redes sociais, o que eu faço é reduzir meu tempo em frente ao celular consumindo o conteúdo dessas redes e utilizando somente quando é necessário.

Se você sente que não consegue ficar muitas horas longe das redes sociais, é porque está inserido em um vício que em breve poderá causar sérios problemas à sua saúde. Então a dica é: busque o equilíbrio, lembre-se que tudo em excesso faz mal. Aproveite as férias de final de ano para fazer a experiência do detox digital, com certeza isso te fará bem.
Se não sabe o que fazer para suprir esse tempo que gasta em frente ao celular, eu sugiro ler um livro, fazer uma caminhada ou mesmo uma meditação, pois são atividades que auxiliam o cérebro na produção dos hormônios que causam o relaxamento da mente.