Saiba como os termogênicos agem no corpo | Tudo Rondônia

O corpo reage de diferentes formas a tudo que é ingerido pelo organismo, e os termogênicos são uma forma de estimular essas reações. Um termogênico pode ser um alimento ou um medicamento que faz o corpo gastar mais energia e, para isso, aquece o organismo.

Por isso é tão comum sentir calor ao consumir alimentos como pimenta ou gengibre, que são termogênicos naturais e causam efeitos colaterais se consumidos em excesso. O mesmo acontece com os medicamentos, que devem ser prescritos por médicos responsáveis e utilizados de forma controlada.

Descubra mais sobre como os termogênicos agem no corpo, os benefícios de cada um deles para a perda de peso, e os cuidados ao consumir esse tipo de substância.

O que são termogênicos?

Um termogênico é capaz de estimular o corpo a gastar muito mais energia, mesmo com você parado. Ele pode ser obtido por meio de alimentos, a forma mais indicada para consumo dessa substância, ou de remédios, de uso supervisionado por médicos.

Os termogênicos são muito procurados por pessoas que praticam atividades físicas ou que querem acelerar ou manter o controle do peso. Porém, como toda substância, se consumidos em excesso podem oferecer riscos à saúde, os quais podem ser evitados ao ter informação adequadas.

Alimentos termogênicos

Diversos alimentos termogênicos são consumidos no cotidiano, porém alguns em específico são utilizados exatamente com o objetivo de estimular o corpo a queimar mais calorias. E quais são os alimentos termogênicos?

  • Canela: a canela é uma excelente aliada para quem busca a perda de peso. Além de ter propriedade termogênica, ela ajuda na diminuição do açúcar no sangue e é anti-inflamatória, ou seja, protege contra a formação de novas gorduras durante uma dieta.

  • Gengibre: o gengibre é famoso pelos chás e pelo quentão. Não à toa a bebida é consumida durante o inverno, ajudando o corpo a se manter aquecido. O gengibre também é ingrediente em sucos detox, por sua ação anti-inflamatória e termogênica.

  • Café: o café também tem função termogênica e diurética. Ele auxilia na prevenção de inchaços causados por intestino lento, além de poder ser consumido de diversas formas, inclusive para quem quer perder peso.

  • Pimenta: quem já comeu um acarajé sabe de como a pimenta pode aumentar o calor no corpo. Suas propriedades termogênicas são umas das mais potentes em alimentos, mas seu consumo deve ser moderado, pelo risco de irritar o sistema digestivo.

Como perder peso consumindo alimentos termogênicos

O ideal é que dietas sejam indicadas por nutricionistas, que saberão adequar as necessidades básicas do seu corpo ao objetivo de perder peso de forma saudável. Os alimentos termogênicos devem ser consumidos em pequenas doses, principalmente por quem não está acostumado com a sensação de calor após consumir muitos deles. 

É possível incluir o gengibre, por exemplo, em chás, sucos, vitaminas, saladas, molhos, refogados, biscoitos e geleias, alimentos diversos que podem ser consumidos com baixa quantidade de calorias, favorecendo a queima de calorias estimulada pelo gengibre.

Os termogênicos podem causar efeitos colaterais?

Sim, eles podem. Assim como até a água pode causar danos à saúde se consumida em excesso, os alimentos termogênicos podem prejudicar ao invés de ajudar. Alguns efeitos colaterais podem ser sentidos até mesmo após o consumo de termogênicos em baixa quantidade, caso a pessoa tenha um sistema digestivo sensível.

Alguns exemplos de efeitos colaterais são insônia, sensação durável de calor, inquietação e episódios de ansiedade, taquicardia, hipertensão, vômitos e diarreia. 

Um dos principais riscos no consumo de termogênicos está nas inúmeras dicas disponíveis na internet, muitas vezes fornecidas por pessoas sem conhecimento dos riscos que eles podem oferecer.

Antes de inserir termogênicos na sua dieta de perda de peso, busque informações comprovadas e que te ajudem a consumir essa substância de forma saudável.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria