Saiba o que dizem os especialistas sobre a popular dieta

Nos últimos anos, ‘juicing’, também conhecida como dieta ‘detox’, tornou-se muito popular. Isto porque, na teoria, é uma forma saudável de perder peso, rapidamente, mas é possível que não seja tão simples quanto isso.

A Prevention, plataforma especializada em saúde, falou com especialistas para saber quais são, afinal, os aspetos positivos e negativos desta dieta. 

Caso não saiba, o termo ‘juicing’ refere-se ao consumo de frutas e vegetais, em forma de sumo, que pode ser incorporado na alimentação de duas formas. Por exemplo, é possível que os sumos funcionem apenas como um suplemento à dieta normal, ou seja, fornecendo ao corpo níveis extra de vitaminas e nutrientes necessários.

No entanto, os sumos também podem ser usados para substituir todas as refeições, durante um período de tempo definido, um dieta muito popular para perder peso, rapidamente. Esta aplicação é o foco deste artigo. 

Leia Também: Dietas: Mitos, benefícios e os problemas que podem causar

O primeiro aspeto negativo, apontado pelos especialistas, é que ao fazer sumo, com frutas e vegetais, se perde muita fibra saudável, que caracteriza estes alimentos. Componente muito importante e que ajuda a baixar o colesterol, a regular os níveis de açúcar no sangue e a alimentar os micróbios intestinais.

Já quando o assunto é a perda de peso eficiente, as opiniões estão muito divididas, entre especialistas. É que esta dieta pode, por exemplo, ajudar a substituir ou complementar o que poderia ser uma refeição mais calórica. Além disto, graças aos seus componentes, as frutas e vegetais, fazem com que as pessoas se sintam satisfeitas, durante mais tempo, diz a médica Mahmud Kara. 

No entanto, a especialista também afirma que é importante ter cuidado, especialmente, com a forma como se faz esta dieta. É, supostamente, uma forma rápida de perder peso, mas pode não ser compatível com o estilo de vida de todas as pessoas. A médica alerta ainda que substituir a maioria, ou todas as refeições, por sumos, também pode provocar défices calóricos que só vão dificultar a perda de peso. 

Leia Também: O ‘smoothie’ fresco e muito benéfico para a saúde do seu coração

Kien Vuu, outro especialista em alimentação, não considera ‘juicing’ uma solução eficaz para perder peso. Afirmando que é uma forma de restrição calórica que “desacelera o metabolismo e [embora] possa resultar na perda de peso, inicialmente, não é uma opção viável a longo prazo”. Acrescentando que muitas pessoas começam a ganhar peso quando a dieta acaba. 

Já BreAnna Guan, especialista em saúde hormonal feminina, diz que esta dieta pode ser muito contraprodutiva, quando se quer perder peso, especialmente “ao usar frutas e vegetais com alto índice glicémico, como beterraba, cenoura, maçã e outras frutas”. São ingredientes que só vão aumentar os níveis de açúcar, no sangue, e que o podem levar a consumir mais calorias do que pensa. 

No geral, os especialistas consideram que ‘juicing’ pode ser saúdavel, quando funciona como um complemento à alimentação. Por isso, pode ser boa ideia, por exemplo, substituir o pequeno-almoço por um sumo ou ‘smoothie’ com frutas e vegetais frescos. 

Também pode ajudar, e muito, se fizer os sumos em casa, assim consegue controlar os ingredientes usados. BreAnna Guan recomenda que se faça sumos verdes, especialmente durante o verão, porque são hidratantes e pode ajudá-lo na missão de perder peso. 

Tendo tudo isto em conta, é importante que antes de começar uma nova dieta, ou fazer mudanças drásticas na alimentação, deve falar com um nutricionista, especialmente, se tiver algum problema de saúde.

Leia Também: Está a comer demasiado açúcar e estes são os sinais que o devem preocupar

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria