A ideia de desentoxicação, dietas e sucos detox é bastante difundida. Acredita-se que o alto consumo de alimentos verdes escuros na alimentação e no preparo de sucos facilita a limpeza de toxinas no organismo causadas pelo excesso de ultra processados, auxiliando assim a redução do peso.
O primeiro ponto que vocês precisam entender é que o corpo humano é inteligente e o processo de eliminação de toxinas ocorre de forma natural e diariamente. Todo esse trabalho é realizado pelo fígado e também pelos rins e não tem nada em comum com redução do peso.
O segundo ponto é que nenhum alimento é tóxico ao ponto de gerar tais toxinas, exceto em caso de má higienização, contaminação, adulteração ou por processos alérgicos.
Essa abordagem gera o que chamamos de Dicotomia Alimentar, onde a alimentação saudável se resume entre alimentos bons ou ruins, o que favorece comportamentos desordenados na hora de escolher o que comer. A busca imediata e radical pela mudança alimentar pode gerar riscos à saúde.
Os vegetais verdes escuros são repletos de vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Consuma-os como parte de uma alimentação adequada e equilibrada e não como recompensa para amenizar efeitos indesejáveis no organismo.
Portanto, tenha em mente de o que equilíbrio é tudo na vida e não existe um alimento ou dieta milagrosa na busca do emagrecimento.
Liberte-se da culpa e procure sempre um nutricionista para te ajudar a fazer boas escolhas.
***As opiniões e conceitos emitidos nos textos assinados por nossos colunistas; bem como, a exatidão e procedência das citações e informações expostas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Portanto, não refletem necessariamente a posição e/ou opinião da Argumento Jornalismo, proprietária do Blog do Madeira e Folha de Varginha; e de seu Conselho de Leitores.
Quer publicar seu artigo no Blog do Madeira? Fale com a gente pelo e-mail [email protected] ou se preferir, chama a gente no Whatsapp (35) 98859-6919.