sensação de inchaço pós ceia natalina? Nutricionista dá dicas para resolver isso

Sódio, conservantes e o álcool podem ser os responsáveis pela sensação de inchaço, que pode ser resolvida com suco detox e alguns cuidados

Atire a primeira pedra quem nunca comeu demais em uma ceia de Natal. A celebração que já é sinônimo de mesa farta, com diversas receitas feitas especificamente para esse período, acaba levando qualquer dieta por água abaixo. Mas calma! Isso não é motivo para consciência pesada no dia seguinte, pelo menos é o que explica o nutricionista Claudio Cunha.

“Conselho do nutri: não façam dieta no Natal. É importante confraternizar. Um momento único, que acontece uma vez no ano. A gente não deve se privar. É importante a gente se cuidar antes do Natal, então quem se cuidou o ano todo, quem fez melhores escolhas, se preocupou com atividade física, com sono, com certeza não deve se preocupar com essa semana”, tranquiliza Cunha.

Entretanto, às vezes a comilança vai além da consciência pesada e pode trazer um mal-estar no dia seguinte, o chamado inchaço. Parte dessa sensação está ligada ao consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes. Uma opção para minimizar isso é evitar ter na ceia produtos que já vêm prontos e sim produzi-los em casa, a exemplo do peru.

“A gente tem que pensar que isso pode aumentar dores em membros inferiores, sentir os músculos travados, além de aumentar a demanda dos rins. Então, para minimizar os danos é importante se hidratar bastante e ingerir alimentos ricos em potássio e magnésio, que acabam ajudando os rins nessa missão”, detalhou o nutricionista.

nutricionista
@nutricionistaclaudiocunha

Cunha dá exemplos de opções de alimentos ricos em potássio que vão além da já conhecida banana. “A batata doce tem muito mais potássio. Basta comer uma rodela, o equivalente a 100gr. A beterraba também é uma grande fonte de potássio. Também podemos elencar as frutas secas, grão-de-bico e até o feijão”, explicou o nutricionista, indicando também, como fonte de magnésio, o abacate e as amêndoas.

Pensando ainda em ajudar o corpo a eliminar esses excessos, um dos caminhos é o uso de diuréticos naturais, entretanto, Cunha também explica que o nosso corpo está preparado para lidar com essas situações: “A gente não deve se preocupar muito com essa questão do detox em apenas um momento, porque o fígado trabalha muito bem e tem essa função de ‘detoxizar’ o corpo. Mas se a gente acaba exagerando, uma forma de ajudar pode ser com alguns sucos”.

suco
Pilipphoto/Shutterstock

Entre as opções destacadas pelo profissional está um suco feito com limão, pepino e gengibre – tanto o in natura quanto a versão em pó. A mistura de abacaxi com couve também é uma opção. Os que preferem chá podem juntar o hibisco com a maçã e o gengibre, ou mesmo preparar um chá de cavalinha com canela.

Mas se a gente pode elencar um vilão para a ceia, este seria o excesso de ingestão de bebida alcoólica – algo que também acontece em outras ocasiões do ano. Cunha explica que o fígado acaba tendo que se esforçar mais para digerir o álcool, sendo que normalmente ele ainda está associado ao consumo de alimentos calóricos, como queijos, salames, amendoins, que também possuem alto índice sódico.

tábua de frios
Shutterstock

Apesar de dizer que não há uma “dose de cura” para o consumo de bebida alcoólica, o nutricionista dá duas dicas valiosas. A primeira é aumentar o consumo de água, se hidratando o máximo possível. E a outra é tomar uma xícara de café preto, pois segundo Cunha, consumido antes de começar a beber, o café ajuda o corpo a metabolizar o álcool.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria