Será que é verdade que os veganos são imunes à doenças?




Foto: CanvaPro

Nos primeiros anos em que decidimos parar de consumir produtos de origem animal, praticamente todo mundo acreditava que tínhamos feito isso por conta da saúde ou buscando uma dieta mais saudável em busca de corpos perfeitos. 

Até descobrimos anos depois que o consumo de origem animal estava diretamente relacionado a diversas doenças e até mortes prematuras, mas não foi isso que nos motivou a fazer essa transição. 

Não é incomum, atualmente, sermos bombardeados com dicas milagrosas para ficarmos imunes às doenças: chás, suco detox, dietas exóticas, dieta do mediterrâneo, low carb e afins. Dentro disso, muitas pessoas indicam o veganismo como possível forma de se tornar imune.

Mas a real é que veganos não são imunes a doenças, isso é um mito, assim como é mito quem diz que veganos tendem a ficar mais doentes, com anemia, baixa resistência, falta de proteína, ferro e por aí vai. Nem um, nem outro.

Não existe nem uma dieta e nem um estilo de vida que nos garanta qualquer tipo de imunidade plena à doenças. O que é verdade é que ter uma boa alimentação, atrelado à prática de exercício físico e ter uma vida sem vícios e sem stress, nos ajuda muito, fortalecendo o nosso sistema imune, e prevenindo o desenvolvimento de doenças, sobretudo as consideradas modernas.

O que influencia o desenvolvimento de doenças e baixa imunidade, tirando as doenças genéticas, são nossos hábitos, que estão intrinsecamente conectados ao estilo de vida (sedentarismo, má alimentação, vícios, stress).

Portanto, tudo é muito relativo. Além disso, ser vegano não é sinônimo de ser saudável e ter bons hábitos. Existem veganos que se alimentam muito mal, são sedentários, ingerem muito carboidrato, fritura, ultraprocessado e não consomem frutas, legumes e vegetais com frequência.

Existem muitas pessoas que não querem participar da exploração animal (deixando de consumir produtos oriundos de dor, sofrimento e crueldade), mas não estão tão preocupadas com a saúde ou buscando uma dieta perfeita.

Em contrapartida, há diversos estudos que indicam que o consumo de produtos de origem animal está atrelado ao desenvolvimento de doenças, essencialmente cardiovasculares.

Contudo, o veganismo não garante plenamente uma vida mais saudável.  Porém, é fato, que se formos veganos (não consumir nada de origem animal), ter bons hábitos, não ter vícios e ainda praticar exercícios físicos, certamente ficaremos muito mais fortes e protegidos, até certo ponto, de desenvolver doenças.

Mas mesmo assim, não significa que não podemos ser vítima de alguma enfermidade, pois como já mencionado não há nada nesse mundo que torne humanos completamente imunes, isso é balela e papo furado.

O veganismo é uma forma de respeito aos animais, que estimula o consumo de frutas, legumes e vegetais, tendo em vista que é a melhor forma de se alimentar para proteger a nossa saúde, o meio ambiente e a vida de todos os animais.

Abandonar produtos de origem animal pode não nos tornar completamente imune às doenças, mas com certeza é muito mais benéfico do que consumir alimentos de origem animal.

 

 

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria