seus benefícios e como fazer!

Foto: Divulgação / Pexel

Manter uma alimentação saudável no dia a dia pode ser difícil. A praticidade de comidas prontas, a falta de rotina, os pedidos por aplicativos, além da ingestão do álcool nos finais de semana são atitudes fáceis e até tentadoras, mas que acabam desandando com a dieta e intoxicando nosso corpo.

Um organismo intoxicado sente dores musculares, dificuldade para emagrecer e até mesmo apresenta crises de enxaqueca, além de outros sintomas. Por isso, pode chegar o momento em que seja necessário fazer um detox no intestino – um dos órgãos responsáveis pela limpeza do corpo e absorção de nutrientes que realmente nos fazem bem.

O que é o detox?

O detox é um procedimento não medicamentoso que tem o objetivo de desintoxicar o organismo. Em todas as refeições do dia, as escolhas devem ter como base frutas, legumes e verduras, além de fibras e probióticos.

Assim, o detox intestinal consiste em realizar uma limpeza no intestino, por meio do consumo de alimentos e líquidos que facilitem a eliminação, pelas fezes, de toxinas e radicais livres prejudiciais ao organismo.

Quais são os sinais de que o seu intestino precisa de um detox?

A intoxicação do organismo tem vários sintomas: dores musculares, constipação, enxaqueca, fadiga, gosto amargo na boca, dificuldade de perda de peso, falta de memória, aumento de celulite e retenção de líquido.

Outras implicações são a dificuldade na absorção de nutrientes necessários para a saúde, desequilíbrio intestinal e até mesmo hormonal.

Quais são as outras vantagens do detox, além de desintoxicar o intestino?

A desintoxicação intestinal, quando feita de maneira adequada, pode trazer muitos benefícios.

O detox, ao melhorar o trabalho do intestino, facilitando a absorção de nutrientes valiosos para o corpo, pode ajudar a desinflamar o corpo, aumentar a disposição para o dia a dia, reduzir dores de cabeça e enxaquecas, além de favorecer o emagrecimento e a diminuição das celulites.

O que incluir em uma dieta de detox intestinal?

Durante o período de detox, os alimentos escolhidos devem ter, em sua maioria, teor elevado de antioxidantes, fibras e água. São eles: brócolis, couve, lentilha, limão, melão, melancia, maçã, gengibre e aipo.

Os complementos das refeições podem ser oleaginosas, arroz integral, quinoa, feijão (após 12 horas de molho) e peixes.

Quais alimentos não consumir no detox intestinal?

Com o objetivo de limpar o intestino, durante o período do detox, alguns alimentos não podem entrar no cardápio: café, açúcar, sal refinado, carne vermelha, leite e derivados, farinha de trigo, frituras e produtos enlatados. Temperos prontos também precisam ficar de fora.

Quantos dias dura a desintoxicação do intestino?

Cada organismo é diferente e tem suas necessidades e, por isso, é fundamental procurar a orientação de um nutricionista.

Geralmente, a desintoxicação do intestino deve durar no máximo três dias, e deve ser feita semestralmente – não mais que isso.

Quem não deve fazer o detox intestinal?

Idosos, crianças, gestantes e lactantes não devem fazer a desintoxicação do intestino. O procedimento também é contraindicado para pessoas com problemas renais, com hemorróidas e transtornos no fígado.

Veja algumas orientações de como fazer a desintoxicação do seu intestino

Desintoxicar o intestino pode parecer difícil, mas os alimentos são simples e fáceis de encontrar no mercado ou na feira por preços razoáveis.

Depois de entender como funciona, é preciso preparar as refeições e cuidar para que não haja nenhuma escapulida neste período.

CAFÉ DA MANHÃ

Kefir

Melão ou melancia

Aveia em flocos

Ovos

Suco verde: Suco verde: ½ maçã, 1 folha de couve com o talo, 1 rodela de gengibre, ½ limão e 1 copo de 200 ml de água de coco.

ALMOÇO

Mandioca ou batata doce

Salada de folhas verdes com uma colher de linhaça

Pepino

Brócolis

Abóbora

Couve-flor

Filé de peixe (de preferência tilápia, badejo ou pescada branca)

LANCHE DA TARDE

Oleaginosas

Melão ou melancia

JANTAR

Salada de folhas verdes

Ovos ou filé de peixe

Sopa de abóbora

Durante o dia, é fundamental consumir pelo menos três litros de água. Para uma dieta rica e equilibrada, procure um nutricionista.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria